O iOS 13 foi lançado e traz diversas novidades aos usuários de aparelhos da Apple.

Chegou a hora. Após meses de intensas versões de teste e recursos já confirmados pela Apple, o iOS 13 chegou aos aparelhos compatíveis nesta quinta-feira (19 de setembro). Segundo a fabricante, as novidades do sistema reforçam a proteção da privacidade, trazendo melhorias em todos os pontos do sistema.

Principais recursos

Não é de negar que o que mais chama a atenção neste novo sistema é o modo escuro. Já conhecido dos celulares Android, o fundo preto ajuda a economizar bateria nos celulares com tela OLED, sendo suave para os olhos. Nesta função, o usuário poderá optar entre dois modos: versão em preto no sistema como um todo, ou a aplicação do fundo escuro ao final da tarde. Para quem não gosta desse modo, pode optar por deixar tudo como sempre foi.

Melhorias em foto e câmera

Todo ano os novos iPhones chegam com melhoria nas câmeras. Mas, e o sistema será que acompanha a evolução? Para isso, a Apple colocou no iOS 13 algumas novidades: a começar pelo controle de iluminação de retrato, dando maiores opções para quem possui um aparelho que suporta o modo retrato por iluminação. Com isso, cada selfie pode receber diferentes tipos de iluminação em retrato. Segundo a Apple, da mesma forma que um profissional faria em seu estúdio de fotografia. Outro ponto interessante é de que a galeria de fotos está melhor, se comparado a versão passada. A Apple diz que melhorou a localização de imagens por data, dia, mês ou ano, adicionando uma barra inferior para o usuário melhor se localizar.

Modos de edição

Pela primeira vez, o aplicativo de fotos do sistema operacional recebe melhorias consideráveis no modo de edição. Antigamente, apenas filtros poderiam ser adicionados. A partir de agora, o usuário pode utilizar as formas nativas do sistema da Apple para editar as imagens ou melhorar os vídeos produzidos, evitando assim um amontoado de aplicativos para um determinado modo de edição. Segundo a empresa, a grande parte dos modos de edição foi enfim adicionada.

Siri e assistente pessoal

A Siri, conhecida assistente pessoal, completa mais um ano de existência sendo cada versão melhorada. Para a edição número 13 do iOS, o aplicativo de atalhos ganhou integração com a assistente, possibilitando que ela interaja ainda mais com os aplicativos do usuário. No caso do usuário estar em posse de um fone de ouvido sem fio da Apple, a Siri agora tem o poder de ler as mensagens que estão chegando, sem a necessidade do usuário precisar interromper as suas atividades para olhar o celular.

Teclado Swipe

Presente nos dispositivos Android desde sempre, o deslizamento no teclado, ou modo Swype, agora está de forma nativa no iOS 13. O teclado do sistema recebeu melhorias para suportar a nova funcionalidade. Testando uma versão beta lançada pela Apple há algum tempo, pode-se perceber que esta novidade funciona muito bem. Isso não é novo, já que desde 2014, a Apple permite a utilização dos teclados de terceiros, o que na prática não apresenta ser um recurso novo, mas sim uma novidade nativa no mundo Apple.

Privacidade

Talvez a mudança mais importante esteja na privacidade do sistema construído pela maçã. A partir de agora, os desenvolvedores deverão incorporar um botão de logar com a Apple. Isso, segundo ela, evita que o usuário apresente seu verdadeiro e-mail, suspendendo o envio de SPAM. O endereço informado para o serviço é aleatório e pré-determinado pela Apple.

iPad OS

Desta vez, os modelos de iPad deixam a estigma de serem iPhones gigantes. A grande novidade para os dispositivos móveis é a produção de um sistema dedicado e exclusivo para estes modelos. Este é o primeiro caminho para um multitarefa real e a possibilidade de substituir um notebook de baixo custo.

Modelos contemplados:

Segundo a Apple, a versão chega hoje, via atualização direta no aparelho. Os suportados são: – iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE, iPod Touch (sétima geração); – iPad Pro; iPad sexta e quinta geração; iPad Mini 4 e 5 e iPad Air 2 e 3.

Por Leandrinho de Souza

iOS 13




CONTINUE NAVEGANDO: