RG Digital SP – Como Fazer a Solicitação

Categorias: Aplicativo - Notícias - São Paulo

A Polícia Civil do Estado de São Paulo anunciou o lançamento de um aplicativo que torna possível o download do RG em sua forma virtual com o app ?RG Digital SP?, que é disponível para Android e iOS gratuitamente.



Hoje em dia usamos nossos telefones para tudo, desde redes sociais até compras de mercado, o mundo está cada vez mais se tornando digital por conta da comodidade que ter tudo nas mãos de forma simples e rápida nos proporciona. Talvez o passo mais importante dessa nova era seja a documentação digital, afinal, quem nunca esqueceu um documento em casa, ou sem querer acabou danificando um de alguma forma e teve que correr atrás de uma nova via?

Atualmente temos CPF, CNH e Carteira de trabalho em suas formas digitais no celular, desde o ano passado a Polícia Civil do Estado de São Paulo anunciou o lançamento de um aplicativo que torna possível o download do RG em sua forma virtual com o app “RG Digital SP”, que é disponível para Android e iOS gratuitamente. Da mesma forma como sua versão física, esse RG virtual é emitido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), podendo ser utilizado sem problemas por todo país, substituindo a versão de papel. Além do conforto para a pessoa também traz maior agilidade na hora de processar a identificação eletrônica, além disso, pelo app também é possível realizar o pedido da segunda via do RG físico.

Para poder utilizar o aplicativo, é preciso que o indivíduo tenha mais de 16 anos e que sua carteira de identidade tenha sido emitida a partir de fevereiro de 2014 pelo estado de São Paulo, ou seja, pessoas com RGs emitidos antes desse período não conseguirão ter acesso ao documento digital, pois é necessário que em seu verso tenha a impressão de um QR Code. A atualização dos documentos mais antigos ainda é realizada da forma tradicional que é ir até o Poupatempo para fazer a solicitação.

No caso de CNHs, quando emitidos a partir do ano de 2017 eles já possuem o QR Code para a validação da forma digital. E os CPFs também pararam de ser emitidos em papel pela Receita Federal desde 2011, com validação tanto nas formas digitais ou impressas.



Voltando para a Carteira de Identidade, não há dúvidas de que seja o documento mais utilizado pela população, afinal possui as informações mais importantes para a identificação, o que torna necessário que seja mantido em um bom estado de conservação e em segurança. Porém imprevistos ocorrem e pode ser que seja necessário a emissão de uma segunda via, antigamente era preciso toda locomoção de ir até o Poupatempo para solicitar o serviço, só que agora com o app essa ação ficou mais fácil.

Veja como ter o seu RG Digital a seguir:

  • Faça o download do app RG Digital gratuitamente na loja do seu celular, depois de instalado, abra o aplicativo e vá em “adicionar RG Digital” e prossiga fazendo a leitura com a câmera do QR Code localizado no verso do RG físico;
  • Depois digite o seu número do RG e toque em solicitar, em seguida concorde com os Termos de Uso e Política de Privacidade;
  • Nesse próximo passo será exigido pelo app que realize um reconhecimento facial. Para isso procure estar em um local iluminado e fique com uma certa distância da câmera frontal. Quando estiver pronto, vá em “iniciar reconhecimento" e o processo será realizado;
  • Agora, crie uma senha numérica de quatro dígitos, sendo possível a automatização com leitura biométrica do preenchimento da senha;
  • E pronto! É só ir em “Visualizar RG”, ou em “Minha carteira”, para ter acesso ao documento.

Como fazer o pedido da 2ª Via pelo app?

  • Vá até “solicitar 2ª via” e preencha com o número do seu documento (para solicitar precisa ter mais de 16 anos, possuir RG emitido após fevereiro de 2014 e pagar a taxa de R$ 41,42. As instruções de pagamentos serão enviadas por e-mail).
  • Informe um e-mail de contato válido e escolha um local para a retirada do documento.
  • Realize a verificação biométrica usando sua câmera frontal, confirme os dados e o local escolhido.
  • Pronto, sua solicitação já foi efetuada, agora é só esperar pela retirada.

Por Clara Dória



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes