Lista de Filmes Indicados ao Oscar 2021

Categorias: 2021 - Cinema - Filmes - Notícias

Confira aqui a lista de filmes indicados ao Oscar 2021.



Foi anunciado na última segunda-feira, dia 15 de março, os indicados ao Oscar 2021 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Mank, filme produzido pela Netflix, lidera a lista com dez indicações este ano. Afetada pela pandemia do novo Coronavírus, a cerimônia segue com formato incerto, porém em cartas enviadas aos membros, apenas indicados, apresentadores e acompanhantes devem comparecer ao Oscar 2021. Diferentemente do Emmy e do Globo de Ouro que foram majoritariamente remotos, o evento não contará com essa forma de apresentação, já que os dois primeiros não renderam bons resultados de audiência.

Algumas outras mudanças irão ocorrer, como filmes de dois anos diferentes concorrendo ao prêmio (1º de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021) pela primeira vez desde o sexto Oscar. E dessa vez, filmes que foram impedidos de estrear em cinemas, porém disponibilizados diretamente em formato digital, poderão concorrer.

Entre os estúdios indicados, a liderança acontece com a Netflix. A plataforma recebeu 35 indicações, mais do que em 2020 em que recebeu 24. Os filmes indicados foram Mank, Os 7 de Chicago, A Voz Suprema do Blues, Era uma Vez um Sonho, Crip Cramp, Destacamento Blood, Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars, Rosa e Momo, O Céu da Meia-Noite, Professor Polvo, A Caminho da Lua, Pieces of a Woman, Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazzenda Contra-Ataca e Tigre Branco. A Amazon Studios ficou com 12 indicações, à frente da Warner (oito indicações), Disney (oito indicações), Focus Features (sete indicações), Sony (seis indicações), A24 (seis indicações) e Searchlight (seis indicações). Entre outras plataformas de streming, a Apple e a Hulu também foram indicadas.

Além do efeito da cerimônia, a pandemia trouxe um novo leque de indicações. Além das plataformas de streaming, foram indicadas produções independentes, uma das mais diversas da história. Com isso, protagonistas e diretores não brancos e mulheres foram indicados.



Na categoria de melhor filme, três protagonistas são não brancos e duas são mulheres, sendo minorias étnicas e de gênero. Em direção, pela primeira vez duas mulheres foram indicadas no mesmo ano (Chloé Zhao – Nomadland e Emerald Fennell – Bela Vingança). Zhao além disso é não branca, primeira a ser indicada em 93 anos de premiação e a primeira mulher a receber quatro indicações no mesmo ano e Fennel é a primeira mulher estreante a entrar na lista. Na história do Oscar, apenas cinco mulheres foram indicadas a melhor direção, em 1977, 1994, 2003, 2010 e em 2018 e somente Kathryn Bigelow levou a estatueta em 2010.

Depois de anos de protestos #OscarSoWhite, este ano a Academia fez esforço para indicar artistas não brancos e de diferentes origens étnicas. Nove atores e atrizes foram contemplados, em uma indicação recorde. Steven Yeun é o primeiro americano de origem asiática a ser indicado como melhor ator e Riz Ahmed o primeiro ator muçulmano de origem paquistanesa a receber indicação. Chadwick Boseman recebeu uma indicação póstuma. Três atores negros estão na lista de coadjuvantes, sendo Daniel Kaluuya, Leslie Odom Jr. E LaKeith Stanfield.

Para melhor atriz, Viola Davis em A Voz Suprema do Blues alcançou o recorde de atriz negra mais indicada, concorrendo a coadjuvante (duas) e protagonista (duas). Como coadjuvante, a categoria é completada por Andra Day, Vanessa Kirby, Frances McDormand, Carey Mulligan e Youn Yuh-Jung, a primeira sul-coreana a ser indicada.

A Cerimônia do Oscar está programada para 25 de abril, que por conta da pandemia também não vai ocorrer no seu local tradicional (Dolby Theatre), sendo realizada na Union Station em Los Angeles. A mudança do local se dá devido ao distanciamento dos convidados, sendo o novo local mais apropriado para receber pessoas de acordo com as recomendações.

Para acompanhar a cobertura completa do Oscar 2021, o site Omelete fará críticas, reportagens, vídeos e podcasts especiais até o dia da cerimônia, em que se pode assistir a live no dia 25 de abril.

Richard Robert Guinther



Outros Conteúdos Interessantes