Vacinação Covid-19 PB 2021 – Quem Pode Tomar a Vacina

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Confira aqui as principais informações sobre a vacinação contra o Covid-19 no estado da Paraíba.

Não há dúvida de que a COVID foi um dos assuntos mais comentados do ano passado e continua sendo nesse ano. Agora, com a chegada da vacina e a o início do processos de vacinação no Brasil, a resolução do problema começa a ganhar forma e enche os brasileiros de esperança.



Pensando justamente nisso é que agora vamos falar um pouco mais sobre a vacinação contra a COVID na Paraíba, como ela vai acontecer e outras questões que ainda estão gerando muitas dúvidas na população. Acompanhe!

Quando se inicia a vacinação contra COVID?

Para alegria dos paraibanos, as primeiras doses da vacina já chegaram ao estado na segunda-feira, dia 18 de janeiro. Logo, a vacinação deve ocorrer o quanto antes e abranger mais de 223 municípios. As informações são do Governador João Azevêdo, que afirma que mais de 11 veículos oficiais e mais dois aviões já partiram da capital, João Pessoa, para levar a vacina as cidades.

Quem poderá se vacinar?

O plano de vacinação estabelece algumas prioridades para o processo de vacinação, abrangendo as pessoas mais vulneráveis antes. Veja:



  • Trabalhadores da saúde, incluindo domiciliares que cuidam de idosos, estudantes da área que atuem na linha de frente contra a COVID e 34% dos trabalhadores da área da saúde.
  • População indígena maior de 18 anos de idade atendida pelo SASI
  • Idosos acima de 65 anos que estão em instituições de permanência longa

Vale lembrar que a vacina é composta por duas doses, portanto, a imunização só é completa após a segunda.

Há um calendário de vacinação?

Não, por enquanto ainda não existe um calendário de imunização contra a COVID, contudo, o que se sabe é que o processo ocorrerá em etapas, abrangendo um número cada vez maior de pessoas de acordo com a disponibilidade da vacina.

A orientação dos órgãos responsáveis é que os profissionais que atuam na linha de frente recebam prioridade e é dever de cada município fazer a divulgação dos horários e locais de vacinação.

Onde será a vacinação

Ainda nesse momento inicial, os trabalhadores da saúde vão receber a primeira dose da vacina nos seus locais de trabalho mesmo. Já os indígenas serão vacinados em suas aldeias, assim como os idosos que estão em instituições receberão a primeira dose nos locais em que estão.

Qual é a vacina que vai ser distribuída?

Até o momento, existem duas vacinas que já foram aprovadas para o uso emergencial no nosso país. A CoronaVac, que é a vacina concebida pelo laboratório Sinovac em parceria com o instituto Butantan, foi a que chegou segunda-feira ao estado.

A outra vacina aprovada, foi aquela desenvolvida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford.

Precisa apresentar algum documento para se vacinar?

Todas as pessoas serão vacinadas, mesmo que não apresentem qualquer tipo de documentação. O que mais importa é comprovar que faz parte do grupo prioritário que está sendo atendido naquela fase da vacinação.

Contudo, claro, o Governo Federal e o Ministério da Saúde precisam ter algum controle do protocolo de vacinação. Por isso, é possível apenas informar o CPF ou apresentar o CNS, que é Cartão Nacional de Saúde.

Se essa pessoa não estiver na base de dados do MS, o próprio profissional da saúde poderá fazer o registro na hora.

Outras dúvidas frequentes sobre a vacinação contra a COVID:

  • Há agulhas para todos? Sim, o Governo da Paraíba confirmou que possui 411 mil unidades em estoque para a vacinação.
  • O ministério da saúde está agendando vacinação? Mentira, o MS não realiza qualquer tipo de agendamento e também não envia códigos por celular.
  • É possível comprar a vacina? No momento, a prioridade na produção das vacinas é dos Governos, a fim de garantir o acesso de todos à imunização. Não há previsão para que clínicas particulares possam comprar doses.

Escrito por Bruna Andrade



Outros Conteúdos Interessantes