Vacinação Covid-19 MG 2021 – Quem Pode Tomar a Vacina

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Confira aqui as principais informações sobre a vacinação contra o coronavírus no estado de Minas Gerais.

A vacinação contra a Covid-19 já começou em Minas Gerais, mas nessa primeira fase apenas um grupo receberá o imunizante, mesmo assim ainda não há doses suficientes para todos. Várias cidades mineiras se organizaram para garantir imunidade contra o novo coronavírus aos profissionais da saúde e idosos, mas a população tem uma série de dúvidas a respeito dessa campanha de vacinação. Confira às principais perguntas sobre o tema e seus respectivos esclarecimentos.



Quantas doses da vacina para Minas: de acordo com o Ministério da Saúde, o estado recebeu 577.680 doses da CoronaVac, o medicamento chegou no aeroporto de Confins nesta última segunda-feira e em seguida foi transportado para os municípios.

Início da vacinação: a campanha para imunizar o grupo prioritário já começou em Minas Gerais, mas ninguém deve ir aos postos de saúde esperando ser vacinado porque não é assim que funcionará. A medida que as cidades vão recebendo as vacinas contra a Covid-19, começam a vacinar primeiramente os profissionais da área de saúde, idosos acima de 75 anos e indígenas. Essas pessoas deverão receber a segunda dose após um período e por enquanto não há previsão de quando o segundo grupo começará a ser imunizado. Cada município tem seu próprio cronograma e também a logística para distribuir a vacina.

Público-alvo desta vacinação: o Ministério da Saúde determinou que a princípio, a prioridade é para os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia, idosos com mais de 75 anos, idosos com mais de 60 anos que moram em instituições, pessoas com deficiência que moram em instituições, indígenas e comunidades ribeirinhas. Mas cada cidade traçará suas metas, por exemplo, Belo Horizonte determinou que 63 mil profissionais de saúde serão imunizados com duas doses da CoronaVac, eles receberão o imunizante no hospital onde trabalham.



Os municípios podem decidir quem será vacinado agora: cada cidade está analisando a situação local e seguindo o Plano Nacional de Imunização, que determina quem deverá ser imunizado nesta primeira etapa. A população deve ficar atenta aos critérios de prioridade da cidade onde mora, mas ninguém precisa ir a postos de saúde para receber a vacina, porque não é assim que funcionará. Sendo assim, pode ser que uma cidade queira vacinar agora somente os profissionais da área de saúde e deixe os idosos para a segunda fase da campanha.

Local de vacinação: não ficou determinado ainda onde a população de um modo geral será vacinada, até porque, não há previsão de quando haverá doses para todos. Nesta primeira etapa as prefeituras definem onde o grupo prioritário será vacinado, por exemplo, no próprio local de trabalho.

Documentos necessários para vacinação: o Ministério da Saúde orientou para que as pessoas informem o número do CPF no momento da vacinação, assim ficará mais fácil controlar quem já foi imunizado e posteriormente precisará receber a segunda dose da CoronaVac. O governo estadual afirmou que todos do grupo prioritário serão vacinados nesta primeira fase, mas muitas cidades já reclamam da falta de dose.

Quando termina essa primeira fase de vacinação: a Secretaria de Estado de Saúde acredita que nos próximos dias terminará de vacinar todos do grupo prioritário e a segunda dose será ministrada até meados de fevereiro. É preciso que haja um intervalo de 14 a 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

A próxima etapa de vacinação: boa parte da população está ansiosa pelo início da imunização de todos, pois esta seria uma das melhores formas de conter o avanço da pandemia, mas infelizmente não há uma data prevista para que isso aconteça. O Brasil está recebendo mais doses e se preparando para distribuí-las em tempo hábil. Enquanto isso é importante que cada um continue fazendo sua parte, mantendo o distanciamento social e sempre usar a máscara de proteção facial quando sair de casa.

Por Russel

Please follow and like us:


Outros Conteúdos Interessantes