Confira aqui as principais informações sobre a vacinação contra o Covid-19 no Acre.
O estado do Acre já deu início a campanha de vacinação contra a Covid-19. De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do estado, o objetivo é imunizar 19.402 pessoas nesse primeiro.
Veja os principais pontos sobre o processo de vacinação no Acre logo abaixo:
Como será a primeira etapa da vacinação?
O cronograma adotado no estado dispõe que na primeira fase de vacinação sejam contemplados:
- Indígenas que vivem em terras próprias;
- Idosos com idade superior a 60 anos residentes de abrigos ou asilos;
- Profissionais da área da saúde.
O objetivo é que a vacinação comece com prioridade entre os trabalhadores de saúde que estão atuando na linha de frente de combate à pandemia. Pessoas que trabalham em instituições de longa permanência (asilos e abrigos) também serão vacinadas.
Será preciso tomar mais de uma dose?
Sim. Cada indivíduo deverá receber duas doses da Coronavac. O intervalo entre uma aplicação e outra é de duas ou três semanas. Na capital do estado, Rio Branco, a expectativa é de que 3.568 pessoas recebam a vacina.
Há previsão para que os demais grupos sejam vacinados?
Infelizmente não. A vacinação dos demais grupos depende da aprovação e da liberação de mais vacinas. De acordo com o governo do estado, o planejamento será feito a medida em que novas doses forem distribuídas.
Como será a vacinação dos idosos?
No decorrer da primeira fase, serão vacinados os idosos que moram na Instituição de Longa Permanência para Idosos, o popular Lar Vincentino. A instituição possui uma unidade em Cruzeiro do Sul e na capital. A previsão do governo é de que cerca de 244 pessoas com idade de 60 anos ou mais sejam vacinadas na instituição.
Já os idosos com idade entre 60 e 74, que não residem em instituições, deverão ser vacinados na segunda fase, ainda sem previsão para acontecer. A terceira fase de vacinação será direcionada para pessoas com alguma comorbidade.
O Acre tem seringas e agulhas que atenda a população?
Segundo informações da Secretaria de Saúde do Acre, o estado possui um estoque com 300 mil seringas e agulhas. Já um levantamento feito com os municípios apontou que juntos somam outras 400 mil seringas. Com isso, o total é de 700 mil seringas prontas para serem usadas na vacinação contra a Covid-19.
Onde será possível se vacinar?
Para a primeira fase, a recomendação dada pela Secretaria de Saúde é que os indígenas sejam vacinados nas aldeias, os idosos nos lares de longa permanência e os profissionais de saúde no próprio local de trabalho.
É necessário fazer algum tipo de agendamento?
Não. O único requisito é que a pessoa comprove que faz parte do grupo prioritário.
Será possível comprar a vacina?
Não existe nenhuma perspectiva sobre quando será possível comprar vacinas em clínicas particulares. Nesse primeiro momento, o foco do Ministério de Saúde é reunir todas as doses disponíveis para dar prioridade a vacinação dos grupos que correm maior risco.
É possível se vacinar mesmo sem o cartão de vacinação?
Quem perdeu ou não tem o cartão de vacinação poderá se vacinar normalmente na campanha contra a Covid. De uma forma geral, as unidades de saúde devem estar preparadas para fornecer algum comprovante, mesmo que a pessoa não tenha sua carteirinha antiga. Entretanto, é recomendado fazer essa verificação junto a secretaria de saúde do município.
Apesar de não haver orientação específica, é recomendando que as pessoas levem seus documentos pessoais, como o número do CPF e o cartão de saúde. Entretanto, é importante observar as regras da localidade, pois pode haver diferença no processo até mesmo entre cidades do mesmo estado.
Mantenha-se bem informado acompanhando as atualizações diárias em nosso site. Aproveite e compartilhe essa notícia, com seus amigos, em suas redes sociais preferidas.
Redação: Denisson Soares