Vacinação Covid-19 SC – Quem Pode se Vacinar

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Saiba todas as informações sobre a vacinação contra Covid-19 em Santa Catarina.



A pandemia tem assolado muitas pessoas em todo o mundo. E infelizmente, o Brasil é um país com muitas pessoas infectadas e com um número alto de mortes. E com esse descontrole da contaminação, a vacina é a única esperança para muitas pessoas. A vacinação contra Covid já chegou em SC, mas existem algumas regras para ser vacinado. É preciso seguir um cronograma e nele estão os grupos de prioridades. Veja abaixo as principais informações dessa vacina e as perguntas e respostas sobre ela.

Doses da vacina recebidas em Santa Catarina

Santa Catarina recebeu 144.040 mil doses da vacina CoronaVac, que é a vacina que será aplicada no Brasil. Porém, serão imunizadas inicialmente 68 mil pessoas. Nesse primeiro momento, vai existir os grupos separados e prioritários, vou falar sobre isso logo abaixo.

Veja as principais perguntas em relação a vacina CoronaVac

Quem são as pessoas que serão vacinadas primeiro?

Como foi dito anteriormente aqui nesse artigo, a vacina será aplicada apenas em algumas pessoas que estão inclusas em um determinado grupo que são:



– Trabalhadores da área de saúde no total de 54.385 pessoas;

– Idosos com mais 60 institucionalizadas;

– População indígena;

No total de 68.121 pessoas.

Quando começa a vacinação em Santa Catarina?

O estado de Santa Catarina já começou a imunização no dia 19/01/2021, para as pessoas do grupo prioritário. Mas, a vacinação foi oficializada no dia 18/01/2021, onde três pessoas foram vacinadas, e assim, deram início a esse ciclo de imunização.

Qual foi a vacina escolhida para ser aplicada em Santa Catarina?

Foram aprovadas duas vacinas para serem usadas na imunização do Brasil. Porém, foi a CoronaVac que foi selecionada para ser usada nesse início de vacinação.

Serão aplicadas quantas doses da vacina?

Todas as pessoas vacinadas vão receber duas doses da vacina. A segunda dose será aplicada depois de 15 dias de intervalo. É importante ressaltar que para estar totalmente imunizado, é preciso tomar as duas doses no tempo correto. Todas as informações em relação a isso, serão passadas pelo informe técnico do governo de Santa Catarina.

Onde as vacinas serão aplicadas?

o governo de Santa Catarina informou que foi recomendado e acordado, é que essa imunização seja feita nos serviços de saúde do estado. Entre os locais já citados estão: Serviços de saúde privado e da rede pública, da básica e de urgência que estão ligados diretamente a atenção de pessoas suspeitas ou confirmadas para o Covid 19. A prioridade de atendimento também se estende a instituições de longa permanência de idosos (clínicas e asilos), indígenas em aldeias isoladas e pessoas com deficiência. Esse trabalho de imunização será feito por equipes volantes.

Qual a documentação necessária para ser vacinado?

As pessoas que fazem parte do grupo de prioridade, devem levar documentos como cartão do SUS ou CPF. Dessa forma é possível comprovar que faz parte do grupo de prioridade.

Quando vai terminar essa primeira fase de vacinação?

Não existe uma data para terminar essa primeira fase de vacinação. Mas a informação que se tem é que a quantidade de vacina liberada para esse primeiro grupo, garante que 15,9 % da população será vacinada. O número total da população de SC é de 7 milhões de pessoas. Depois que esse primeiro grupo for vacinado, será montado outro na sequência. É preciso esperar por esse anúncio.

Como serão as fases da vacinação nesse primeiro momento?

A vacina contra o Covid 19 em SC será divida em 4 fases. Veja abaixo como elas serão dividas:

Primeira fase: Trabalhadores da área de saúde e linha de frente em atendimento nas redes de hospitais, idosos com 60 anos ou mais que vivem em clínicas psiquiátricas e asilos, idosos com 75 anos ou mais e população indígena. A estimativa é que esse grupo tenha em média 426.867 mil pessoas.

Segunda Fase: Idosos com 60 até 75 anos de idade. A estimativa é que esse grupo tenha em média 844.644 pessoas.

Terceira fase: Pessoas com mais de duas doenças e que já apresentam maiores riscos de contrair o vírus do Covid 19. A estimativa é que esse grupo tenha em média 1.365.028 pessoas.

Quarta fase: Profissionais das forças de segurança e salvamento, professores e profissionais do sistema prisional.

Quando vai ser divulgado o calendário oficial de vacinação contra o Covid 19?

Ainda não foi determinado o calendário oficial de vacinação. Nesse primeiro momento, serão imunizados os grupos de risco. É preciso aguardar as próximas informações do governo de Santa Catarina.

Essas são as principais informações sobre a vacinação contra o Covid 19 em SC!

Escrito por Cristiane Amaral



Outros Conteúdos Interessantes