Vacinação Covid-19 RS 2021 – Quem Pode se Vacinar

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Estado inicia vacinação com 162 mil doses de vacina contra Covid-19.

Após a maré de incertezas e discussões em todo o país, tanto pela demora na aquisição das vacinas, quanto pela urgência de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), enfim chegou a vez do Rio Grande do Sul, que recebeu na segunda-feira (18/01), 341 mil doses da CoronaVac, fabricada em parceria firmada entre o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac, da China.



A Secretaria da Saúde (SES), divulgou no dia 19/01/2021, que trabalhou em um forte esquema logístico, o qual possibilitou que fossem encaminhadas na terça-feira (tanto por terra quanto pelo ar) 170,8 mil doses da vacina, as quais foram distribuídas desde a Capital (Porto Alegre) para todas as 18 coordenadorias regionais da Secretaria de Saúde, que ficaram responsáveis por organizar e entregar o insumo para os Municípios.

Por meio de um helicóptero e um avião bimotor, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, foram feitos os primeiros envios das vacinas com destino as regionais de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões, tendo sido recebidas ainda na terça-feira, no período da manhã. O embarque dos insumos, contou com a presença de Ranolfo Vieira Júnior, Vice-Governador e Secretário de Segurança Pública.

A Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI) fez o carregamento das caminhonetes que transportaram os produtos para as demais regionais, que os receberam por via terrestre, em caixas térmicas próprias que garantem o armazenamento em temperatura adequada.



Ainda no período da manhã, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre retirou 51,6 mil doses (referente ao quantitativo a que tem direito, diretamente na CEADI, as quais foram direcionadas para a Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

No período da tarde, ocorreu o envio aéreo de um segundo lote de vacinas, dessa vez com destino a Carazinho e Santo Ângelo, de onde cada coordenadoria regional fará a divisão entre as cidades pelas quais são responsáveis.

A estimativa é que até o final do dia de hoje (20/01), todos os 497 municípios já estejam abastecidos com a vacina.

A estratégia adotada pela Secretaria de Saúde foi a de encaminhar neste primeiro momento o equivalente à metade do quantitativo recebido, garantindo que cerca de 162 mil pessoas recebam a primeira dose do imunizante. O órgão ainda conta com uma margem extra de aproximadamente 5%, que funcionará como uma reserva técnica, para os casos em que ocorra algum problema com o produto.

A segunda dose deverá ocorrer entre duas a quatro semanas após a aplicação da primeira, e com essa estratégia a Secretaria espera garantir que haverá quantidade suficiente em estoque para distribuição neste momento.

Informações sobre o Cronograma da Vacinação no Rio Grande do Sul

O plano de vacinação prevê que os primeiros a serem vacinados, assim como em outros estados, serão os trabalhadores da linha de frente, que atuam diretamente na área da saúde, seja em hospitais, atendimento básico, ou rede de urgência e emergência.

Nesse primeiro momento também serão prioridade os idosos acima de 60 que vivem em instituições, além da população indígena aldeada.

Na terça-feira, o Governo do Rio Grande do Sul disponibilizou o canal TEVACINA.RS, onde a população poderá obter todas as informações e medidas que estão sendo adotadas pelo governo.

Os interessados poderão entrar nesse site para ver notícias oficiais relacionadas ao que está sendo feito no Estado, acessar o cronograma da vacinação, saber como se vacinar, conhecer mais sobre a vacina, além de obter alguns esclarecimentos com perguntas e respostas acerca dos questionamentos mais comuns sobre o assunto.

Outras dúvidas ainda poderão ser esclarecidas através dos canais oficiais da Secretaria de Saúde:

– Disque Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS)

Através do telefone: 136

Disponível durante a semana (segunda a sexta) das 8:00 até às 20:00 horas e sábados, à partir das 8:00 até às 18 horas.

– Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Através do telefone: 150 ou pelo e-mail: disquevigilancia@saude.rs.gov.br

O canal fica disponível durante a semana (segunda a sexta) das 8:30 até às 22:00 horas e aos sábados, domingos e/ou feriados, o atendimento acontece das 8:00 até às 20:00 horas.

Autoria: Evelize Juliana da Silva



Outros Conteúdos Interessantes