Vacinação Covid-19 ES – Quem Pode se Vacinar

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Veja aqui as principais informações sobre a campanha de vacinação contra Covid-19 no Espírito Santo.



O Espírito Santo recebeu 101 mil doses da vacina contra a Covid-19, mas o imunizante será destinado às pessoas que estão no grupo de risco e mesmo assim nesta primeira etapa não será possível vacinar todos. A campanha de vacinação começou nesta última segunda-feira, dia 18, quando foi realizada uma cerimônia simbólica marcando o início deste momento tão esperado.

A estimativa é que 48 mil pessoas serão vacinadas nesta primeira etapa, entre profissionais que atuam na área de saúde, indígenas, idosos que moram em instituições e também aqueles que têm alguma deficiência institucionalizada. Pouco mais de 1% da população do Espírito Santo será vacinada, mas a expectativa é que logo chegue ao estado mais doses da CoronaVac. Confira algumas das principais dúvidas que a população capixaba tem sobre a vacinação contra o novo coronavírus.

Quem será vacinado na primeira fase: a remessa recebida será destinada a trabalhadores da área de saúde, quem tem mais de 60 anos e mora em asilos ou abrigos, indígenas e demais pessoas que pertençam ao grupo de risco. Ainda não há informações se todos serão imunizados agora, ou se faltarão doses da vacina, mas isso nos próximos dias será informado.

Quantas doses serão aplicadas: a CoronaVac é a vacina que foi enviada ao Espírito Santo e já começou a ser aplicada. Só que esse imunizante precisa ser ministrado em duas doses, por isso quem está recebendo a primeira agora, dentro de algum tempo precisará ser vacinado novamente para que realmente garanta uma boa proteção contra o novo coronavírus.



Quando os demais grupos serão vacinados: nesta primeira etapa apenas as pessoas que estão no grupo de prioridades é que receberão o imunizante. Ainda não há previsão de quando o medicamento será disponibilizado para os demais grupos. O governo espera a chegada de mais doses para organizar a continuação da campanha de vacinação.

As vacinas já aprovadas até agora: a Anvisa aprovou dois imunizantes para serem utilizados em todo país, em uso emergencial. Uma dessas vacinas é a CoronaVac, da Sinovac em parceria com o Butantan e a outra é a de Oxford, que tem parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. Porém, somente a CoronaVac está sendo distribuída no momento e é esta que foi enviada ao Espírito Santo.

Quantidade de doses por municípios: na manhã de terça-feira (19), as doses começaram a ser distribuídas entre as cidades do Espírito Santo e a Secretaria de Estado da Saúde já informou quantas serão enviadas para cada município, acesse aqui para conferir. Vitória recebeu 4.769 doses da CoronaVac, segundo informou Thais Azoury, que é secretária de Saúde da capital capixaba.

Fases de vacinação no Espírito Santo: segundo o plano nacional de imunização, serão três fases, sendo que a primeira tem como meta imunizar idosos com mais de 75 anos, profissionais da área de saúde, idosos em instituições, indígenas e comunidades ribeirinhas. Na segunda fase serão vacinados os idosos com idade entre 60 e 74 anos. E na terceira e última fase, será a vez das pessoas com comorbidades receberem o imunizante. Não ficou definido até o momento quando os demais grupos receberão a vacina, porque isso depende principalmente da quantidade de doses que estarão sendo enviadas ao estado.

Documento a ser apresentado no momento da vacinação: quem for vacinado não precisa apresentar documento, apenas comprovar que realmente faz parte do grupo prioritário e que tem direito ao imunizante nesta primeira etapa da campanha de vacinação. Mas o Ministério da Saúde quer que todos informem o número do CPF porque assim poderá ter um controle melhor de quantos já foram imunizados em todo Brasil.

Quanto ao agendamento para ser vacinado: isso não existe, se trata de uma fake news que em sendo divulgada nas redes sociais e pelo WhatsApp. Golpistas estão aproveitando da situação para enganar as pessoas. Caso receba uma mensagem convidando para fazer seu agendamento, delete-a imediatamente.

Por Russel



Outros Conteúdos Interessantes