Vacinação Contra Covid-19 no DF 2021 – Quem Pode se Vacinar

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - São Paulo

Veja aqui as principais informações sobre a vacinação contra o coronavírus no Distrito Federal.

O Distrito Federal já iniciou sua primeira etapa de vacinação contra Covid-19. Esse é mais um dos estados que deu seu primeiro passo contra esse vírus que tem assobrado pessoas do mundo inteiro. O Brasil é um dos países que mais teve infectados e mortos pelo Covid-19 e por isso essa imunização é uma esperança que os dias melhores estão chegando. Com a mudança na rotina diária, com o uso obrigatório de máscaras e uso contínuo de água e sabão e álcool em gel, a imunização é o sinal que todo esse sacrifício está próximo de acabar. Ainda não se sabe ao certo o tempo para que esse vírus não destrua mais vidas, porém, essa primeira fase já é algo muito grande, em vista de tudo que já passamos até aqui.



Veja abaixo as principais perguntas e respostas sobre a vacinação contra Covid-19 no DF.

Quando começou a primeira etapa de vacinação contra Covid-19 no DF?

A primeira etapa da vacinação contra Covid-19 no DF começou no dia 19/01/2021. Esse dia foi o anúncio de lançamento oficial da imunização para o grupo prioritário, que serão as pessoas que tem mais risco de contrair o vírus e vão receber a vacina antes mesmo do calendário oficial ser divulgado.

Quem são as pessoas que fazem parte do grupo de prioridade e que serão vacinados nessa primeira etapa?

Nessa primeira etapa, apenas as pessoas do grupo prioritário vão ser vacinadas. Por terem mais risco de contrair o vírus, elas estão incluídas nessa primeira etapa. Veja abaixo quem são essas pessoas:



– Equipes da atenção primária a saúde;

– Profissionais da saúde que trabalham na linha de frente atendendo infectados do Covid-19;

– Indígenas;

– Trabalhadores que atuam em setores como limpeza e administrativo de pronto-socorro, vigilantes da área de saúde e qualquer profissional que possa estar perto de pessoas infectadas pelo vírus, dentro do setor de atendimento de saúde;

– Idosos e deficientes que vivem em alguma clínica ou asilo;

– Profissionais que trabalham no atendimento do Corpo de Bombeiros, SAMU e atendimento pré-hospitalar;

Quantas doses da vacina foram disponibilizadas nesse primeiro momento?

A Secretaria de Saúde do DF disponibilizou nessa primeira etapa 106.160 doses da vacina. Ela será destinada ao grupo que citei anteriormente, que é classificado como prioritário e com maior chance de ser infectado.

Qual será a vacina que será aplicada na campanha de imunização contra o Covid-19 no DF?

A vacina que será usada na imunização no Distrito Federal é a CoronaVac, que foi desenvolvida pelo farmacêutica chinesa e o Instituto Butantan.

Quantas pessoas serão vacinadas nessa primeira etapa?

De acordo com a SES serão vacinadas 47,5 mil pessoas, que se encontram no grupo prioritário. É importante que todos que se encontram nessa lista sejam vacinados e assim não sejam contaminados pelo vírus do Covid-19.

Quantas doses da vacina serão necessárias?

Todas as pessoas que serão vacinadas nessa primeira etapa de vacinação devem tomar 2 doses da vacina no intervalo de 14 dias no estado do DF. É importante essas duas doses, para ter certeza que está imune ao Covid-19.

Todos os idosos do estado do DF serão imunizados nessa primeira etapa?

Infelizmente não serão todos os idosos do estado que vão ser vacinados. Com as doses que foram disponibilizadas, fica impossível incluí-los nesse momento. Então, serão vacinados apenas os idosos que fazem parte do grupo prioritário.

Já tem previsão do calendário de vacinação do Covid-19?

Ainda não existe uma data certa para começar a vacinação para todos os habitantes do DF. É preciso esperar a informação dada pela SES do DF.

Quem já foi vacinado precisa continuar com os cuidados?

Sim. Mesmo depois de ser imunizado, é preciso continuar o uso de máscara e outros cuidados de higiene. Pois a luta contra esse vírus está apenas começando.

Essas são as principais informações sobre a imunização contra Covid-19 no DF!

Escrito por Cristiane Amaral

Please follow and like us:


Outros Conteúdos Interessantes