Confira aqui as principais informações sobre a vacinação contra o Covid-19 no estado de Sergipe.
Quando o assunto é a vacina contra a COVID, muitas dúvidas ainda pairam no ar, mas hoje vamos entender um pouco melhor sobre como isso vai funcionar no estado do Sergipe. A expectativa é de que somente a capital consiga distribuir a primeira dose para mais de 10 mil moradores na primeira semana.
A vacinação já começou no dia 19 de janeiro, terça-feira, e vai seguir respeitando as listas de prioridades já estabelecidas.
A previsão é a imunização de cerca de 38% dos trabalhadores da área da saúde que estão atuando na linha de frente do combate à COVID. O número ainda é pequeno, mas é o início de um processe que deve ganhar novos contornos nos próximos meses.
Quem será imunizado na primeira fase das vacinas?
A vacina utilizada no estado do Sergipe será a CoronaVac, desenvolvida pelo instituto do Butantã em parceria com a SinoVac. No total, foram mais de 48 mil doses distribuídas e é o dever de cada estado desenvolver a logística para que a imunização ocorra.
Mesmo assim, todos ainda precisam seguir as fases estabelecidas, sendo a primeira a seguinte:
- Trabalhadores da saúde
- Idosos com mais de 60 anos e institucionalizados
- Povos indígenas em aldeias
Embora essa seja apenas a primeira fase, ainda não há previsão de quando os outros grupos serão vacinados.
Como serão as outras fases da imunização contra a COVID?
Pois bem, conforme explicado, a vacinação ocorre em etapas e a primeira delas, compreende os grupos que foram citados acima. Já as próximas fases vão acontecer da seguinte forma:
2ª fase
- Cidadãos com idade acima de 80 anos
- Cidadãos com idade entre 75 e 79 anos
- Cidadãos com idade entre 70 e 74 anos
- Cidadãos com idade entre 65 e 69 anos
- Cidadãos com idade entre 60 e 64 anos
3ª fase
- Pessoas que apresentem comorbidades
4ª fase
- Pessoas em reclusão
- Professores
- Profissionais atuantes nas forças de segurança e salvamento
- Funcionários do sistema prisional
Vale lembrar novamente que, até o presente momento, só há previsão para a primeira fase da vacinação. Já as fases seguintes ainda não possuem um calendário de execução.
Qual a situação da COVID em Sergipe?
Segundo um relatório divulgado na segunda-feira, dia 18, no Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado da Saúde), houve o registro de 459 casos do novo Coronavírus. Também foram registradas 10 novos óbitos nas últimas 24 horas, sendo que todos estavam sendo investigados e tiveram a causa da morte confirmada.
Ao todo, considerando desde o início da pandemia, o estado registrou 128.854 casos dos quais 2.662 resultaram em mortes e 115.406 resultaram em cura.
De quantas doses é feita a imunização?
Para que a imunização seja considerada completa, a pessoa precisa receber duas doses da vacina contra a COVID, respeitando sempre um intervalo de 2 a 3 semanas entre elas.
Quem são os primeiros vacinados no Sergipe?
A aplicação da primeira dose da vacina ocorreu em dupla, contando com a presença de dois servidores da área da saúde atuantes no Hospital Fernando Franco.
Os escolhidos foram o auxiliar de enfermagem Paulo Ferreira Santos, servidor há 12 anos, e a médica Juliana Nogueira, servidora há 11 anos. Vale lembrar que ambos atuam na linha de frente no combate à pandemia instalada pelo Coronavírus;
Segundo os dados da Secretaria Municipal de Aracaju, logo em seguida da solenidade com os dois primeiros profissionais a receberem a primeira dose da vacina, a imunização continuou e abrangeu outros profissionais do Hospital Fernando Franco, mas também de outras instituições:
- Hospital Gabriel Soares
- Hospital São Jose
- Hospital Cirurgia
- Asilo Same
- Asilo Rio Branco
- UBS Onésimo Pinto.
Os dados a respeito das próximas fases ainda são incertos, mas logo que houver mais informação vinda dos órgãos oficiais, você pode ficar sabendo por aqui. Acompanhe!
Bruna Andrade da Silva