Vacinação Contra Coronavírus no RN 2021 – Quem Pode se Vacinar

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Veja aqui as principais informações sobre a vacinação contra o Coronavírus no Rio Grande do Norte.

Assim como nos demais estados do Brasil, na última terça-feira (19), começou a primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. A população será imunizada a partir das 683.924 doses enviadas para o Nordeste, que vai contemplar as pessoas que fazem parte do grupo de prioritário.



Ao todo, foram entregues 83.440 doses da CoronaVac ao RN. Como será preciso utilizar duas doses para promover a imunização, serão vacinados 39,9 mil potiguares. Essa quantidade representa 1,11% da população, que é composto por 3,5 milhões de pessoas. A vacinação nos municípios terá início nas próximas 72 horas. Quer saber mais? Confira, a seguir, os principais questionamentos sobre a primeira etapa de imunização no RN!

Quem vai ser vacinado na primeira etapa de imunização no RN?

De acordo com as regras determinada pelo plano de imunização nacional, serão chamados para a primeira etapa de vacinação as pessoas que fazem parte dos seguintes grupos:

  • Trabalhadores da área da Saúde;
  • Pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • Idosos a partir de 60 anos em abrigos ou asilos.
  • Indígenas aldeados (de acordo com o governo, o estado não tem cidadãos nesse grupo).

Porém, vale ressaltar que inicialmente não haverá vacina para todas as pessoas pertencentes a esses grupos. Afinal, apenas na categoria de profissionais de saúde há mais de 79 mil trabalhadores em todo o RN. Levando isso em consideração, o governo informa que a decisão de quem vai ser vacinado será tomada conforme os critérios de exposição à infecção, bem como agravamentos que podem levar ao agravamento da doença.



Quem vai ser vacinado primeiro nos grupos prioritários?

Mesmo dentro dos grupos prioritários, há pessoas que vão ser vacinadas primeiro. São elas:

  • Profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19, como os que trabalham nas unidades de urgência, hospitais especializados e serviços de emergência;
  • Profissionais que vão atuar diretamente na campanha de imunização da Covid-19;
  • Pprofissionais das instituições que cuidam de idosos;
  • Idosos a partir de 60 anos que estejam em asilos ou abrigos.

Quantas doses da vacina serão aplicadas?

Para que fique imunizado, cada cidadão vai receber duas doses da vacina CoronaVac. Cada aplicação vai ter um intervalo de duas a três semanas. É fundamental que as pessoas que receberem a primeira dose retornem dentro do prazo para aplicar a segunda dose para que a substância mantenha a sua eficácia.

Quando os outros grupos vão ser vacinados?

Ainda não há previsão de quando os cidadãos dos demais grupos vão ser vacinados. A tendência é que a questão seja definida de acordo com os novos lotes de vacina que devem chegar ao Brasil em breve. O Ministério da Saúde fará a distribuição das próximas doses seguindo os parâmetros de prioridade.

Quando os idosos vão ser vacinados?

Os idosos que serão vacinados na primeira etapa são aquelas que estão permanentemente em abrigos e asilos. Os demais, mesmo que tenham a partir de 60 anos, deve esperar a convocação para os próximos lotes da vacina.

Qual vacina vai ser aplicada?

As pessoas vacinadas no RN vão receber a vacina CoronaVac, que foi desenvolvida por meio do laboratório Sinovac junto ao Instituto Butantan. A vacina de Oxford, que foi criada pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já teve o seu uso aprovado, mas ainda não está disponível no Brasil.

Quais são os postos de vacinação?

Na atualidade, o estado conta com 1.335 salas de vacinação, além de drive thru, que serão divulgados em cada cidade. Alguns dos pontos que aplicarão vacina no esquema drive thru na capital, Natal, são: Ginásio Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Arena das Dunas e Shopping Via Direta.

É preciso se cadastrar para se vacinar?

Pode-se fazer um pré-cadastramento na plataforma RN+Vacina, mas mesmo as pessoas que não se cadastrarem poderão tomar a vacina ao comparecerem em um dos pontos de vacinação.

Com as informações trazidas aqui, você já pode se preparar para tomar a vacina contra a Covid-19 e garantir a sua segurança e saúde.

Simone de Paula Leal

Please follow and like us:


Outros Conteúdos Interessantes