Vacinação Contra Coronavírus no PI 2021 – Quem Pode se Vacinar

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Conheça as principais informações sobre a vacinação contra o Covid-19 no Piauí.



Piauí é uns dos estados que já começou a vacinação contra o Covid. A vacinação já foi iniciada em 18/01/2021, como uma cerimônia simbólica que foi realizada no pátio de Secretaria do Estado da Saúde de Piauí. Já em Teresina, a vacinação começou no dia seguinte 19/01/2021. Esse é um momento de muita expectativa no estado, já que a vacinação é a única forma de acabar com a propagação da doença, evitando novos infectados e mais mortes. Abaixo eu vou deixar as principais perguntas e respostas sobre a vacinação contra o Covid em Piauí.

Quantas doses foram disponibilizadas para o estado do Piauí?

Nessa primeira fase de imunização, foram disponibilizadas 61 mil doses. Esse é um número muito abaixo do esperado, já que a população desse estado tem 3 milhões de pessoas. Porém, é importante ressaltar que essa quantidade é para essa primeira fase de imunização, que será apenas para as pessoas do grupo prioritário.

Quem vai fazer parte do grupo de prioridade nessa primeira fase de vacinação contra Covid no estado de Piauí?

Nessa primeira etapa serão vacinadas apenas pessoas do grupo de risco e prioritário que são:

– Pessoas que vivem em abrigo com mais de 60 anos de idade;



– Profissionais que trabalham na área da saúde e que estão na linha de frente;

– Indígenas que vivem em terras isoladas;

– Pessoas com mais de 18 anos que sofrem de alguma deficiência e vivem em abrigo;

Como vai funcionar a primeira etapa de vacinação contra Covid no Piauí?

Nessa primeira fase de imunização serão vacinadas as pessoas que são consideradas do grupo de risco. Entre essas pessoas estão:

– Pessoas com deficiência e que vivem em abrigo;

– Profissionais que trabalham em asilos e abrigos;

– Pessoas com mais de 60 anos e que vivem em abrigo;

– Profissionais da área de saúde que atuam diretamente na linha de frente no atendimento a pessoas com Covid;

É importante ressaltar que as primeiras doses que serão usadas para vacinar os profissionais da saúde, serão direcionadas para os funcionários que trabalham em unidades básicas de saúde exclusivas para atender pessoas com suspeitas ou infectadas pelo vírus. Eles são os mais propensos a serem contaminados.

Serão quantas doses da vacina?

A vacina contra o Covid terá duas doses. É importante que todos os vacinados tomem as doses no período ideal. Somente dessa forma será possível ser totalmente imunizado. O prazo de distância de uma dose e outra é de 15 dias. Todos os que serão vacinados nessa primeira etapa devem ter responsabilidade sobre isso.

Todos os idosos do estado serão vacinados?

Nessa primeira etapa, serão vacinados apenas idosos que estão vivendo em abrigos. Eles estão dentro do grupo de prioridade. Além dos outros que foram citados acima. Mas, assim que a vacinação for liberada para a população do Piauí, os idosos serão do grupo de prioridade.

Qual a vacina que será aplicada no estado do Piauí?

A vacina que será aplicada na população de Piauí é a CoronaVac, que foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac junto com o Instituto Butantan. Será disponibilizada outra vacina também, mas a principio será a CoronaVac que será aplicada nesse início de imunização.

Quando vai sair o calendário oficial de vacinação contra o Covid em Piauí?

Ainda não foi disponibilizado o calendário oficial de vacinação contra o Covid no estado de Piauí. As informações sobre a primeira etapa de imunização são para as pessoas que estão no grupo prioritário.

Qual o documento necessário para receber a vacina?

As pessoas que estão no grupo prioritário podem ser vacinadas sem documento (caso não tenha). Mas, caso não apresente, não será impedido de ser vacinado. Para essas pessoas serão feitos cadastros no Cartão Social de Saúde. Para quem tem documento, basta levar CPF, que é para ter o controle de que foi vacinado.

Essas são as principais perguntas sobre a campanha de vacinação contra Covid em Piauí!

Escrito por Cristiane Amaral



Outros Conteúdos Interessantes