Vacina contra Covid-19 no Amapá – Quem pode se Vacinar

Categorias: 2021 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Confira aqui as principais informações sobre a aplicação da vacina contra o Coronavírus no Estado do Amapá.



A campanha de vacinação contra a Covid-19 já foi iniciada no Amapá. Das vacinas disponibilizadas pelo Butantan no primeiro lote o estado ficou com 31 mil doses. De acordo com as informações do governo estadual, 15 mil doses estão sendo entregues às prefeituras para que comecem a vacinação de profissionais que atuam na linha de frente da pandemia, assim como para idosos. Outras 16 mil doses estão destinadas para a vacinação dos povos indígenas do estado.

Veja como vai funcionar a primeira fase de imunização no Amapá

Cada pessoa receberá quantas doses?

A Coronavac requer que cada pessoa tome duas doses da vacina. Entre a primeira e a segunda dose há um espaço de duas ou três semanas. Levando em consideração a quantidade de vacinas recebidas pelo estado o governo informou ser o suficiente para promover a imunização de 15,5 mil amapaenses.

A primeira etapa abrange qual grupo da população?

Seguindo o cronograma da pasta da saúde, as pessoas que serão vacinadas nessa primeira fase serão os idosos que moram em asilos e os profissionais que trabalham no combate a doença. Os trabalhadores da saúde receberão as vacinas no próprio local de trabalho. Nos demais casos, a aplicação será feita nos lares de longa permanência e nos centros Covid.



Alguma previsão para quando toda a população será vacinada?

Infelizmente ainda não existe previsão. A recomendação do Ministério da Saúde é que nesse primeiro momento aqueles grupos de maior risco sejam os primeiros a serem imunizados — profissionais da saúde, idosos e indígenas.

Observação: A vacinação do resto da população, no Amapá e nos demais estados do país, ainda depende da liberação de novos lotes de vacina. A maioria dos governos estaduais afirma que o planejamento será feito de acordo as novas doses forem sendo entregues.

Quando ocorrerá a vacinação da população indígena?

A vacinação dos indígenas do Amapá já começou. As aplicações serão feitas na Casa de Apoio a Saúde Indígena e nas terras indígenas. A previsão é que todo o grupo seja imunizado até a primeira semana de fevereiro.

Ao todo, espera-se que 7.284 indígenas com 18 anos ou mais sejam vacinados. Além deles, os servidores de saúde e sociais que atuam junto as aldeias no enfrentamento à pandemia também receberão as vacinas.

Há previsão para a vacinação dos idosos?

Até o momento, a expectativa do governo é de que 76 idosos sejam vacinados na capital do estado. Eles estão hospedados no abrigo São José. Já em Santana, outros 80 idosos da Casa de Hospitalidade também receberão a vacina. O estado aguarda mais lotes da vacina para dar continuidade a vacinação.

Quais são as etapas de vacinação?

Serão 4 etapas de vacinação. A primeira, tendo como grupo prioritário os profissionais da saúde. A segunda, com foco em pessoas com 60 anos ou mais, além de idosos institucionalizados. A terceira, abrangendo pessoas com comorbidades.

A quarta etapa de vacinação envolverá os profissionais da educação, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da segurança.

Também é prevista a vacinação de pessoas com deficiência, comunidades e povos ribeirinhos tradicionais, trabalhadores do transporte portuário, aéreo, coletivo rodoviário e metroviário.

Será preciso algum cadastro para se vacinar?

Não. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde do estado, uma vez que todos os profissionais já estão cadastrados no sistema já é possível saber a quantidade de pessoas que serão vacinadas. O que vai acontecer é que, após serem vacinados, essas pessoas serão inclusas no sistema do Ministério da Saúde que contabilizada o andamento da vacinação no país.

Fique atento as nossas atualizações diárias e mantenha-se bem informado!

Aproveite e compartilhe essa notícia em suas redes sociais preferidas!

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes