Novo Concurso da Receita Federal 2020 – Perito em SP

Categorias: Concursos - Concursos Públicos - Notícias

Inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro de 2020.

Na última segunda-feira, dia 09 de novembro, a Receita Federal do Brasil publicou via DOU – Diário Oficial da União, o edital que dispõe sobre a abertura de uma nova seletiva para profissionais interessados no cargo de Perito. De acordo com o cronograma, o período de recebimento das inscrições será iniciado no dia 16 de novembro. Os candidatos selecionados serão direcionados para atuarem na cidade de Sorocaba, em São Paulo.



Saiba mais sobre essa seleção e como se inscrever logo a seguir. Acompanhe!

Postos com vagas abertas

Essa seleção de perito da Receita Federal conta com vagas para:

  • Engenharia Mecânica: 4 vagas;
  • Engenharia Metalúrgica: 2 vagas
  • Engenharia Química: 2 vagas;
  • Química ou Bioquímica: 2 vagas;
  • Engenharia Têxtil: 3 vagas

Importante: os profissionais selecionados não terão qualquer tipo de vínculo empregatício com a Receita Federal do Brasil. De acordo com o edital, a remuneração pelos serviços prestados seguirá o que dispõe os artigos 34 a 40 e as tabelas da Instrução Normativa RFB nº 1.800.



O perito deverá ter atenção, pois as obrigações tributárias legais serão de sua responsabilidade. O pagamento será feito por meio do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Inscrições

As inscrições serão feitas presencialmente. Para isso, o candidato poderá se dirigir até a unidade da Receita Federal do Brasil localizada na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, km 10,5 — Porto Seco Eadi Aurora de Sorocaba-SP.

Como apontado, o recebimento será iniciado no dia 16 de novembro, sendo que as inscrições poderão ser feitas até o dia 25 do mesmo mês.

Sobre o processo de avaliação

Segundo consta no edital, alguns pontos serão considerados como de extrema importância para o credenciamento do candidato. Dentre aqueles tidos como critérios de classificação estão:

  • Tempo de atuação como perito devidamente credenciado pelo DRF/VRA;
  • Participação em cursos relacionados com a área;
  • Cursos de pós-graduação;
  • Tempo de experiência como autônomo ou empregado na área;
  • Latu sensu;
  • Stricto sensu;
  • Cursos de especialização.

A organização desse processo seletivo também informa que os candidatos inscritos terão acesso ao resultado definitivo até a data do dia 12 de fevereiro de 2021. O edital com essa informação estará disponível no Recinto Aduaneiro do Porto Seco/Aurora e na Delegacia da Receita Federal do Brasil, situada em Sorocaba.

Assim que o credenciamento dos profissionais for confirmado, isto é, contando a partir do dia 21 de fevereiro de 2021, a validade será de dois anos. Caso seja preciso, poderá haver uma prorrogação por igual período — a critério do delegado da Receita Federal responsável.

Orientações gerais para candidatos de concursos e processos seletivos

Qualquer que seja o processo seletivo ou concurso público, alguns fatores são essenciais para o sucesso, constituindo um diferencial para a carreira do candidato.

Emocional

É preciso cuidar do equilíbro emocional, seja devido à pressão, ansiedade ou pela possibilidade de não ser aprovado logo na primeira tentativa. Com a parte mental preparada, o candidato estará mais consciente de que haverá outras oportunidades para as quais estará mais preparado caso a primeira não tenha dado certo.

Atualizar-se

Saber o máximo possível sobre os principais temas relacionados a área é fundamental. É importante lembrar que, muitas vezes, as coisas mudam muito rapidamente e, por isso, a atualização sobre determinados temas precisa ser muito constante.

Qualidade do estudo

Estudar até ficar exausto pode não ser uma boa ideia tal como muitos candidatos acreditam. A qualidade do estudo está mais relacionada a como ele é feito do com a quantidade de horas estudadas.

Além de cuidar para estudar em um ambiente adequado, é preciso pensar no descanso mental e físico.

Outra dica é procurar estudar com os meios que melhor atendem ao perfil do candidato. Por exemplo, alguns aprendem mais com vídeos, enquanto que outros com apostilas. Além disso, vale a pena usar a tecnologia para fixar o aprendizado. Há muitos aplicativos gratuitos que podem ser muito úteis para esse fim.

Continue acompanhando nossas atualizações e se mantenha por dentro de tudo o que acontece no mercado de trabalho!

Por Denisson Soares



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes