Calendário de Feriados no Brasil 2021

Categorias: 2021 - Eventos - Notícias

Confira aqui quis são os principais feriados que serão comemorados no Brasil em 2021.

Com o ano de 2020 chegando ao fim, acabamos de passar pelo último feriado do ano, o de finados, que aconteceu no dia 2 de novembro (segunda-feira), já que o feriado decorrente a esse será o da Proclamação da República (quinze de novembro), que cairá no fim de semana (domingo).



No próximo ano, já se foi adicionado 12 feriados nacionais ao nosso calendário, nos quais 10 deles cairão no meio de semana. Além desses que cairão no decorrer da semana, teremos mais quatro, que irão acontecer nas terças-feiras ou quintas-feiras, que assim possibilitam o aproveito de segundas e sextas-feiras também, o que é uma prática muito comum no Brasil, denominados feriados prolongados.

Porém, mediante a atual realidade do país e a grande dificuldade econômica que temos enfrentado por conta dos últimos acontecimentos na saúde pelo COVID19, pelo período muito extenso da pandemia, os deputados federais brasileiros entraram em ação, e propuseram leis, onde fica proibido feriados neste período pós Corona Vírus, que é o cenário que iremos enfrentar já no começo próximo ano.

Já na reta inicial do ano em que estamos, quando a pandemia teria duração de apenas 15 dias, alguns deputados já haviam sugerido criações e aprovações de leis que suspendessem temporariamente que o comércio brasileiro fechassem as suas portas nos dias de feriado, aqueles que caíssem fatidicamente em dias de semana, por um ano e quatro meses, para que a economia continuasse girando o mais normalmente possível. Mas, nenhuma das leis foi de fato aceita ou aprovada.



O PL 3797/19, podendo ser observado no site https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2210109, prediz que todos os feriados que caírem no meio de semana terão que ser festejados nas segundas-feiras da mesma semana. Por exemplo, se um feriado cair originalmente em uma quinta-feira, ele terá que ser comemorado antecipadamente e obrigatoriamente na segunda-feira da mesma semana.

Há também os “porém”, que são feriados que não serão inclusos nesse projeto, que são os que irão cair no fim de semana (sábado e domingo) ou em datas como: Ano novo (um de janeiro), Sexta-feira da Paixão ( dois de abril), Dia do trabalhador (um de maio), Corpus Domini ( três de junho), Dia da Independência do Brasil (sete de setembro), Dia das crianças/Dia de Nossa Senhora Aparecida (doze de outubro) e o Natal, esses serão comemorados nos dias de semana originais.

Se você é fã de feriados e quer ficar por dentro de todas as datas e dias da semana que irão cair o de 2021, caso o processo não seja aprovado, é só acessar o site https://www.melhoresdestinos.com.br/feriados-2021.html e conferir, tanto nacionais quanto feriados regionais (que só são comemorados em algumas regiões especificas do Brasil).

Como a pandemia afetou diretamente a economia do Brasil

Que o comércio é um dos grandes pilares da economia isso a gente não pode negar, e com o surgimento do Corona Vírus e sucessivamente da pandemia, muitos tiveram que fechar suas portas e trabalhar em tempo reduzido, ou nem trabalhar, o que causou um impacto forte e rápido no capital do nosso País de vários outros, pelo mundo todo.

Algumas grandes confecções também tiveram que dar um tempo em suas atividades ou reduzi-las visando a não aglomeração de seus funcionários, levando em conta que algumas tiveram até que despedir alguns de sua equipe.

Há uma porcentagem de trabalhadores que conseguiram manter suas funções em suas casas, pois desta forma a empresa consegue diminuir os gastos e manter boa parte da sua equipe.

Assim como o momento tem sido difícil, o pós de tudo isso também promete ser árduo. Segundo A Folha de São Paulo, o desemprego após o COVID19 aumentou o total de 27,6% até o dia da publicação (23 de setembro) ,podendo variar pra mais ou pra menos, dependendo da região do País. Seguimos com otimismo e coragem, o ano de 2021 promete.

Beatriz



Outros Conteúdos Interessantes