Nova linha SSD Samsung 980 Pro: a mais rápida do mundo

Categorias: Notícias - Samsung - Tecnologia

A Samsung finalmente revelou sua próxima geração de 980 PRO SSDs , que estão cada vez mais focados em aprimorar as placas-mãe em interfaces PCIe 4.0, oferecendo algumas velocidades jamais vistas.



Os novos modelos da Samsung 980 PRO PCIe 4.0 vêm em 250 GB, 500 GB e 1 TB de capacidade – oferecendo até 7000 MB / seg (7 GB / seg) de velocidades de leitura sequencial, enquanto as gravações são de 5.000 MB / seg (5 GB / seg) no Modelo de 1 TB.

O novo modelo 980 PRO SSD de 500 GB da Samsung tem 6900 MB / s (6,9 GB / s) de leituras, enquanto as gravações são de 5000 MB / s (5 GB / s) e o modelo de 250 GB é mais lento novamente com 6400 MB / s de leituras (6,4 GB / s) enquanto grava, tem um desempenho um pouco menos que o esperado – mas eles ainda são formidáveis 2700 MB / seg (2.7 GB / seg).

Espera-se que os SSDs 980 Pro M.2 da Samsung apresentem velocidades de leitura e gravação de 6500 MB / se 5000 MB / s, respectivamente, o que é notavelmente mais rápido do que os SSDs baseados em Phison que estão no mercado hoje . Esses ganhos de velocidade serão em parte devido ao uso de flash de alta qualidade, mas também graças ao uso do próprio controlador desenvolvido pela Samsung.



Levando em consideração o design, os SSDs 980 PRO da Samsung apresentarão um dissipador de calor térmico revestido de níquel sobre o controlador SSD, enquanto fazem uso de uma fina película de cobre na parte traseira e frontal do PCB. A Samsung também utilizará sua tecnologia Dynamic Thermal Guard para manter o nível térmico ideal em seus SSDs 980 PRO. As unidades usam o controlador Elpis de última geração com design personalizado e o MLC de 3 bits.

A Samsung está usando seu próprio controlador Elpis nestas próximas gerações de celulares – enquanto o Sabrent oferece velocidades superiores e capacidades de até 2 TB com seus recém-anunciados SSDs Rocket 4 Plus, com o controlador Phison E18 . As duas unidades ficam consideravelmente quentes, então as empresas estão tendo que repensar suas estratégias de resfriamento, a Samsung sai a frente dos demais.

A Samsung mostrou seu SSD 980 Pro M.2 pela primeira vez, e esta é uma unidade pela qual estamos ansiosos. É o primeiro SSD voltado para o consumidor da Samsung a apresentar a nova interface PCI-Express 4.0 e, sendo um drive Samsung, isso cria grandes expectativas no mercado.

Portanto, pode ser que a Samsung demore um pouco mais para trazer este produto ao mercado, mas a última notícia é que ele passou pelos reguladores coreanos. Isso nos diz que um lançamento é iminente.

Alguns técnicos afirmam que as capacidades do novo modelo proposto pela samsung não são muito altas. Embora muitos de nós ainda estejam de olho em unidades de 500 GB em sua maioria, as unidades de 1 TB M.2 estão ganhando popularidade rapidamente devido ao tamanho crescente das instalações de jogos. Mas não há nenhum drive de 2 TB à vista, então aqueles que desejam esticar ainda mais as capacidades do PCI-Express 4.0 terão que encontrar métodos alternativos se quiserem usar um drive Samsung.

Claro, é importante observar que o produto em questão aqui é o 980 Pro. Por ser o Pro-line, espera-se que venha com um flash mais rápido e durável, ou seja, MLC (2 bits por célula), limitando a capacidade máxima dos drives. A Samsung sem dúvida também lançará um produto 980 Evo em algum momento, que provavelmente virá com flash TLC (3 bits por célula), permitindo maiores capacidades, mas com menor desempenho e durabilidade em comparação com os produtos Pro. No entanto, até agora não houve nem mesmo uma espiada sobre o 980 Evo, então a espera por tal produto pode ser longa.

Nenhuma data de lançamento exata está disponível para o Samsung 980 Pro ainda, mas esperamos que chegue no final de 2020 ou no máximo Janeiro de 2021.



Outros Conteúdos Interessantes