Bug do Windows 10 faz SSD desfragmentar em excesso

Categorias: Microsoft - Notícias - Tecnologia

Bug do Windows 10 faz SSD desfragmentar em excesso e pode causar danos irreversíveis.

Já está disponível aos usuários do Windows 10 May 2020 Update, uma solução temporária para o bug que faz o sistema executar a desfragmentação de disco em SSDs mais vezes do que o necessário, o que pode gerar problemas ao mesmo.



A Microsoft procura revolver um bug no Windows 10 responsável por executar a desfragmentação do disco em SSDs automaticamente com uma frequência que ultrapassa o limite desejado. Um disco rígido mecânico tradicional o qual apresenta uma desfragmentação periódica seria o ideal, haja vista que isso é uma coisa boa para o sistema. Entretanto, se a frequência de desfragmentação aumenta consideravelmente – como é o caso – o SSD pode reduzir sua vida útil, bem como degradar a memória flash.

Para simplificar o entendimento, a desfragmentação é a realocação de pedaços de dados, os quais estão dispersos, em uma unidade a fim de aproximar os mesmos. Isso se deve, pela forma como os dados são gravados nos drives, ou seja, em blocos. Entretanto, apesar dos dados serem armazenados em blocos na sua unidade, quanto mais o usuário acessa essa unidade, mais dispersos os dados ficam, o que pode gerar uma redução no desempenho no HD mecânico. Por isso, é necessário que se faça uma organização desses dados em blocos a fim de ficarem próximos um do outro e serem acessados rapidamente. Essa função de junção dos dados é feita pela desfragmentação.

Todavia, apesar do processo de desfragmentação apresentar boas funcionalidades ao unir os dados, as células de memória NAND flash, só podem ser gravadas um número limitado de vezes, se esse limite é ultrapassado, o SSD pode reduzir sua vida útil.



Vale lembrar que a Microsoft lançou o Windows 10 May 2020 Update há alguns meses, e a atualização introduziu um bug no utilitário Otimizar Unidades. Esse bug faz com que o sistema determine incorretamente quando um drive foi desfragmentado pela última vez, fazendo com que o utilitário diga que o SSD “Precisa de otimização”, mesmo quando isso já foi feito recentemente, devido a automaticidade do Windows 10.

Além disso, o resultado é que o Windows 10 realiza a desfragmentação do SSD a cada vez que o computador é reiniciado. Entretanto, para os usuários que desligam e ligam seu PC diariamente, isso é muito prejudicial, haja vista que o sistema acaba desfragmentando o SSD uma vez por dia.

Aos usuários do Windows 10 20H2 – parte do Programa Windows Insider – uma correção para esse problema já foi implementada pela Microsoft. Entretanto, para os usuários do Windows 10 May 2020 Update (Windows 10 20H1, ou ainda, Windows 10 v2004), em que o problema não foi completamente solucionado, é possível resolvê-lo manualmente – enquanto a correção oficial não estiver disponibilizada – basta seguir os passos a seguir.

Método Prompt de Comando: Vá em Iniciar e digite “cmd”. Aparecerá a opção Prompt de Comando, basta clicar em “Executar como Administrador” (opção que estará logo ao lado direito após você digitar “cmd”). Depois disso, copie, cole e aperte Enter (nessa sequência) um comando por vez que estão listados a seguir.

Comando 1:
REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\\SOFTWARE\\Microsoft\\Dfrg\\BootOptimizeFunction" /V Enable /T REG_SZ /D N /F

Comando 2:
REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\\SOFTWARE\\Microsoft\\Dfrg\\BootOptimizeFunction" /V OptimizeComplete /T REG_SZ /D No /F

Comando 3:
REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\\SOFTWARE\\Microsoft\\Windows\\CurrentVersion\\OptimalLayout" /V EnableAutoLayout /T REG_DWORD /D 0 /F

Método Procedimento Manual: Vá em “Iniciar” e digite “Otimizar Unidades”. Depois, selecione a opção “abrir” ao lado direito da tela. Com ele aberto, selecione a opção “Alterar configurações” e desmarque a opção “Executar Seguindo um Agendamento”. Depois, clique em OK para confirmar.

Com isso, é provável que o bug do sistema seja resolvido antes mesmo da Microsoft disponibilizar a solução definitiva.

Texto de: Larissa Fonseca



Outros Conteúdos Interessantes