Números do Coronavírus no Brasil – Onde Ver as Informações sobre Covid-19

Categorias: 2020 - Coronavírus - Notícias - Saúde

Saiba aqui os principais locais para encontrar informações sobre os casos de Coronavírus (Covid-19).

A pandemia de Covid-19, doença causada pelo Coronavírus, já dura meses e acarretou uma crise com mortes, desemprego, confinamento e distanciamento social. No Brasil, mais de 3 milhões de pessoas já tiveram a doença, e mais de 115 mil morreram; a geração atual nunca viveu nada parecido, ninguém estava preparado para o que está acontecendo.



Toda a mobilização que o mundo inteiro está fazendo para lidar com a pandemia não é à toa. Apesar da taxa de letalidade não ser tão grande, a doença é altamente contagiosa, colocando em perigo especialmente os idosos, aqueles com doenças respiratórias e outros dentro do considerado “grupo de risco”.

Nesse momento de tantas incertezas, a melhor forma de lidar com a situação é através da informação. Desde traçar estratégias eficientes para o enfrentamento da pandemia de todo um país, até iniciativas individuais de proteção precisam ser embasadas em dados confiáveis e precisos, que nos digam onde estamos e para onde estamos indo.

Há uma infinidade de informações disponíveis na internet sobre o Coronavírus, mas é preciso ter atenção. Ao mesmo tempo que existem várias pessoas preocupadas em compartilhar conteúdo sério e de qualidade, muitas outras se dedicam a criar fake news, as notícias falsas, que vão desde remédios sem eficácia comprovada até formas de prevenção que não funcionam.



Uma forma garantida de conseguir informações é através de uma simples pesquisa da palavra “Coronavírus” ou “Covid” no Google. O resultado dessa pesquisa é dividido em:

  • Notícias: que mostra todas as atualizações e últimos acontecimentos relacionadas à pandemia;

  • Estatística: onde ficam todos os números relacionados ao Coronavírus, tanto num nível das cidades e estados quanto no que diz respeito à todo o país ou ao mundo;

  • Teste: com informações sobre como funcionam as testagens da Covid-19 e lugares próximos onde se pode realizar o teste;

  • Informações sobre saúde: que conta com dados sobre os sintomas da doença, alerta sobre os riscos, fala sobre os tipos de tratamento e como proceder caso você ache que está contaminado;

  • Superação: com dicas sobre como manter a saúde mental durante o período de pandemia e histórias de pessoas que se recuperaram da doença.

Além desse compilado de informações muito valiosas, aqui está uma lista de outros 10 sites e portais onde é possível ter informações atualizadas e confiáveis:

  1. Painel Coronavírus

  2. Ministério da Saúde

  3. Organização Mundial da Saúde (OMS) – Em Inglês

  4. Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz)

  5. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

  6. Mapa do Coronavírus, do G1

  7. Portal do Jornal BBC

  8. Portal do Jornal El País

  9. Portal Poder360

  10. Portal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Ainda, o Ministério da Saúde criou um aplicativo chamado “Coronavírus – SUS”, disponível para Android e IOS, que também disponibiliza todas as informações sobre a pandemia.

Mas, o que fazer quando nos deparamos com uma notícia que não é de nenhuma dessas fontes, porém pode ser relevante? Podemos fazer algumas perguntas muito simples, mas que podem determinar se estamos ou não diante de uma fake news.

Precisamos nos perguntar: outros sites confirmam essa notícia? Eu li a notícia toda, ou apenas o título? Essa notícia é atual?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for “não” ou “não sei”, é melhor não acreditar e não compartilhar. Notícias falsas se espalham muito rápido e, como estamos falando de uma doença, podem causar literalmente a morte de muitas pessoas. Buscar informações precisas e confiáveis é mais importante do que nunca.

A informação correta pode ser o fator decisivo na hora de uma pessoa contrair o vírus ou não. Essa pessoa, se portadora da Covid-19, pode fazer com que muitas outras fiquem doentes, e o ciclo vai se repetindo. Estamos em um momento em que decisões precisam ser tomadas com base em dados e muita reflexão, para que superemos esse momento o mais rápido possível.



Outros Conteúdos Interessantes