TV Fla: números de audiência



TV Fla já soma mais de 10 milhões de visualizações de seus jogos por streaming pelo Youtube.

O campeonato carioca foi a primeira competição futebolística a retomar suas atividades, depois da paralisação do esporte por conta da pandemia do novo coronavírus. Com muita discussão e posicionamento de alguns clubes contra, a bola continua rolando nos estádios do Rio de Janeiro.

Como as medidas restritivas impedem a presença de torcedores nas arquibancadas, o jeito é acompanhar pela internet as partidas, independente do time ao qual o torcedor tem preferência. E, com a queda da TV e o preço caríssimo dos pacotes na TV fechada, a transmissão via streaming começou a cair no gosto do cidadão. E um exemplo disso foi na partida entre o Flamengo e o Boa Vista e, mais recentemente, entre Flamengo e Volta Redonda, pela semifinal.



A vitórias, ambas de 2 a 0 para Flamengo, puderam ser acompanhada através da internet e de forma gratuita. E o resultado não poderia ser diferente do que aquele que se previa: mais de 2 milhões de pessoas conseguiram assistir à partida completa contra o Boa Vista, e quase 9 milhões ao jogo contra o Volta Redonda, via TV Fla, nas redes sociais (este último ficou em primeiro lugar entre os "trending topics" do Youtube). O movimento demonstra que, o caminho para os clubes pode ser mesmo os moldes de serviços como Netflix e Amazon.

“MP do Flamengo”

Chamada “MP do Flamengo”, a medida provisória assinada pelo presidente Bolsonaro ainda no mês passado, dá poder para os clubes flexibilizarem as transmissões. Caso esse texto passe entre deputados e senadores, os times não precisarão mais depender das emissoras de televisão para transmitir unicamente suas partidas.

Com isso, o clube mandante pode definir como vai passar a partida para o público: através da internet e/ou com um contrato entre ela e a emissora de TV para transmissão também pela TV a cabo ou aberta. É uma modernidade que tem dois lados: um os contratos em andamento e outro a possiblidade de se adaptar a modelos de exibição via rede social ou Youtube.



Isso ajuda a entender um pouco de como tantas pessoas assistiram ao mesmo tempo: o Flamengo não fechou contrato com a Globo para o campeonato carioca, mantendo suas partidas via internet. Agora, com a medida em vigor por um período, o time com maior torcida do Brasil, por exemplo, não dependerá de contratos para exibir suas partidas, podendo agregar os mesmos 9 milhões de espectadores que não precisarão mais assinar um pacote de TV para garantir as partidas do clube de seu coração.

Modelo de negócios interessante

Outros times também surfaram na onda, e seguiram a mesma cartilha do Flamengo: o Vasco por exemplo, tem a sua chamada “Tv Vasco”, um canal no Youtube, com bastidores, treinos e outros assuntos dedicados de forma exclusiva para o seu torcedor.

Por exemplo, a partida entre Vasco contra Madureira vai poder ser acompanhada pela internet, gratuitamente. A partida que acontece no dia 03 de junho, as 20hrs (resultado indisponível até o fechamento desta matéria) mostra como a internet é o caminho adotado pelos times para levar as suas partidas. Com a MP em vigor, o clube vai poder usufruir desse direito, o que pode trazer outras fontes de arrecadação.

Arrecadação

A Globo, detentora dos direitos de transmissão da grande maioria dos times, pagava um valor interessante, mas injusto com todos os times. Agora, via streaming, cada agremiação conseguirá lucrar da forma que preferir. Apoios, por exemplo, poderão também ser veiculados dessa forma, sem precisar usar de outros métodos, como lotar a camisa ainda mais de empresas, ou perder arrecadação, deixando empresas de fora, por exemplo.

Outra arrecadação é através de inscrição nos canais. Os clubes podem adotar o financiamento coletivo, e assim entregar recompensas aos seus assinantes, muito mais barato e mais econômico do que um sócio torcedor, ou se o torcedor preferisse por um pacote de TV onde ele só pode assistir à partida que bem quisesse.

O sucesso da TV Fla é um sinal de que as coisas estão mudando.

Flamengo x Volta Redonda

Imagem: Print do jogo Flamengo x Volta. Na parte de baixo da tela, número de visualizações, posição de primeiro lugar entre as visualizações e número de likes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *