O que é o movimento QAnon? Ele existe?

Categorias: Notícias - QAnon - Teoria da Conspiração - WWG1WGA

Saiba o que é o movimento QAnon

O que é o movimento QAnon? Ele existe?

Que os americanos adoram uma teoria da conspiração não é segredo para ninguém, não é mesmo? Afinal, a cada passo surgem teorias no mínimo curiosas sobre personalidades famosas do país. É exatamente disso que se trata o movimento QAnon, que gira em torno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.



Assim como qualquer teoria da conspiração, essa também movimenta inúmeros apoiadores e opositores. Nos últimos meses, o assunto tem ganhado mais espaço na internet, pois se trata de uma crença vaga e complexa de que o presidente dos EUA estaria lutando contra uma rede mundial de pedofilia.

Ficou curioso? Confira, neste post, tudo o que você deve saber sobre o movimento QAnon!

O que é e como surgiu o movimento QAnon?

Tudo começou com uma pessoa que se identificava como ‘’Apuramento Q Patriot’’ usando o 4chan no dia 28 de outubro de 2017 para publicar mensagens com o título ‘’Calm Before the Storm’’ (calma antes da tempestade), que se referia a uma curiosa descrição de Trump depois de participar de um encontro com líderes militares do país.



O termo ‘’tempestade’’ é usado como um jargão para indicar um evento iminente, como quando milhares de suspeitos de um crime vão ser presos e executados. As postagens feitas pelo indivíduo, que diz trabalhar no governo federal dos EUA e ter autorização nível ‘’Q’’ (que permite acesso às informações mais sigilosas do país sobre armas e materiais nucleares), foram printadas e passara a rodar na internet mundo a fora, dando origem ao ‘’movimento QAnon’’, em que ‘’Q’’ se refere à autorização e ‘’Anon’’ a anônimo.

Em seguida, o internauta moveu as suas postagens para o 8chan sobe a alegação de que a sua placa 4chan foi ‘’infiltrada. A partir daí, foi criado um manifesto chamado de ‘’The Book of Q’’ (O Livro de Q), que foi disponibilizado no Google Drive, reforçando que Trump estaria realmente tentando desmanchar uma rede mundial de pedofilia. A teoria começou a aparecer em inúmeros sites e a ser alterada pelos seus usuários.

Segundo Q, praticamente todos os presidentes dos Estados Unidos que antecederam Trump cometiam crimes que estavam relacionados à uma organização global de pedófilos satanistas. Ele ainda diz que alguns membros das Forças Armadas do país que não atuam na dita cúpula global da pedologia entraram em contato com Trump e pediram para que ele concorresse ao cargo de presidente para acabar com o governo chamado ‘’estado profundo’’ sem que houvesse um golpe militar.

Além disso, frequentemente Q posta novas pistas denominadas ‘’migalhas’’, que têm como função prever acontecimentos. Ele já chegou a postar que Jonh Podesta, responsável pela campanha presidencial de Hillary Clinton em 2016, ia ser preso no dia 3 de novembro de 2017, mas isso não aconteceu, bem como as demais pistas postadas.

Portanto, até que se prove o contrário, tudo não passa de uma teoria da conspiração, pois não existem informações confiáveis sobre o assunto.

Quem acredita nesse movimento?

A maior parte dos apoiadores da teoria ‘’QAnon’’ são pessoas de direita.

Os jovens de direita se mostram divididos quanto ao assunto. Em seu Twitter, Jack Posobiec, disse que estava trabalhando para desmentir essa teoria por meio de uma entrevista com a pessoa que deu início a tudo isso.

Porém, é praticamente impossível descobrir quem começou toda essa história, já que ela foi alterada diversas vezes. Atualmente, muitas pessoas acreditam que se trata de uma pegadinha para conservadores mais velhos.

Slogan e logotipo

O slogan clássico do QAnon é a hashtag #wwg1wga (Where we go one, we go all). Em português, "onde um de nós vai, todos vamos".

O logotipo mais comum é o Q com fundo vermelho, como no uniforme do Sargento Matt Patten, da SWAT de Browsard County, no Sul da Flórida, ao lado do vice-presidente Mike Pence. O sargento foi suspenso por usar um símbolo estranho à corporação.



Outros Conteúdos Interessantes