Como Usar Máscara com Óculos – Dicas para Evitar que Lentes Embacem



Confira aqui algumas dicas para evitar que as lentes dos óculos embacem com máscara.

Com o crescente aumento dos casos de Coronavírus (Covid-19), muitas cidades estão obrigando seus moradores a usar máscaras de proteção. Porém, as pessoas que utilizam óculos ao colocar as máscaras, sejam elas cirúrgicas ou caseiras, acabam sofrendo com o problema das lentes do óculos embaçarem. Se você é uma destas pessoas, fique atento, pois iremos trazer nesta matéria algumas dicas do que fazer para evitar este problema.

Primeiramente, é preciso saber o porquê dos óculos embaçarem. Pois bem, os óculos acabam embaçando devido ao ar quente que sai pela nossa boca ou nariz ao respirarmos e que acaba escapando pelas bordas superiores. Ao atingir as lentes mais frias dos óculos, o ar quente acaba se condensando na superfície e ocorre o embaçamento.



Dito isto, vamos agora as dicas:

– Molde a sua Máscara: A primeira coisa que é possível fazer para evitar este problema é moldar a sua máscara ajustando a tira de metal no nariz. Esta tira de metal já vem na máscara e é colocada justamente para evitar com que o ar suba e embace os óculos. É importante lembrar também de sempre manter as lentes dos óculos bem limpas.

– Aperte a Máscara: Outra coisa que pode ajudar a evitar o embaçamento dos óculos é ajustar os elásticos ou laços das máscaras, deixando ela mais colada ao rosto e evitando assim com que o vapor suba.



– Usar Fita na Máscara: Uma dica que pode ser interessante para quem está sofrendo com este problema é utilizar uma fita tipo micropore na parte superior da máscara “colando-a” no rosto. É importante salientar que a fita micropore é mais indicada por ser fácil de tirar, ao contrário do esparadrapo, que acaba machucando o rosto da pessoa no momento em que for tirar a máscara.

– Coloque o óculos por cima da máscara: Talvez esta seja a dica mais simples para resolver este problema. Tente puxar mais para cima sua máscara e colocar o óculos descansando em cima da máscara. Fazendo isso, o próprio óculos irá bloquear qualquer saída de ar que tenha na máscara. É importante lembrar que nem todo óculos irá conseguir fazer isso, já que dependendo de seu formato ele pode não alcançar a máscara.

– Lavar as Lentes com Água e Sabão: Há ainda pessoas que estão lavando as lentes de seus óculos com água e sabão e deixando secar naturalmente. Fazendo isso, cria-se uma película de sabão que evita que gotículas se formem e embacem as lentes. Esta dica pode até dar certo, mas pode ser que sua lente já possua alguns tratamentos que façam com que isso não funcione, além de que há ainda há desvantagem de ter de esperar o óculos secar para utiliza-lo.

– Colocar o óculos mais para frente: Uma última dica que pode dar certo é colocar o óculos para frente do nariz e distante do local onde está vazando vapor. Vale lembrar que este método possui a desvantagem do óculos ficar meio solto no rosto, além de poder distorcer um pouco a visão.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *