Quarentena – Dicas de Como Limpar e Organizar a Casa Rapidamente



Confira aqui algumas dicas para limpar e organizar a casa em 15 minutos por dia.

Devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), muitos brasileiros estão reclusos em casa na chamada quarentena. Isso pode ajudar a evitar a disseminação do vírus e, consequentemente, a diminuição da taxa de contaminação.

Passamos tanto tempo fora de casa, na correria do dia a dia, que mal temos tempo para cuidar do lar. Assim, estar em casa em uma quarentena acaba tendo outro significado: tempo livre para fazer faxina. Cuidar da casa é essencial, mas cuidado para não dedicar todo o seu tempo para essa única ação.



A seguir mostraremos como realizar uma faxina em 15 minutos para aproveitar o resto dia.

Listinha do que precisa ser feito

Para fazer uma limpeza eficiente e otimizar o tempo, é indispensável estabelecer a ordem dos cômodos que serão limpos e quais atividades podem ser feitas em segundo plano, ou seja, qual função pode estar sendo realizada enquanto eu realizo outra?

Pegue um papel e uma caneta ou o bloquinho de notas do celular mesmo e organize por qual cômodo você irá iniciar e o que precisa ser feito em cada um. Esta lista pode diferenciar de pessoa para pessoa pois algumas casas possuem mais ou menos cômodos que outras, mas, no geral, opte pela seguinte ordem: lavanderia, banheiros, quartos, salas, cozinha, terraço ou varanda. Organize também todos os materiais de limpeza que serão utilizados: vassouras, pás, panos, desinfetantes, água sanitária e tudo mais que você utilize.



Atividades em segundo plano

Feito isso, é hora de observar quais atividades serão feitas em segundo plano e começar a agir. Primeiro vá à lavanderia e organize toda a roupa suja para pôr na máquina. Enquanto a lavadora faz sua função, coloque toda a louça suja na máquina de lavar pratos (se você possui uma, se não, pulamos para o próximo passo e deixemos os pratos para outro momento).

Os banheiros

Siga a lista e inicie a faxina. Organize tudo que estiver fora do lugar. Em seguida, inicie a limpeza. Tente não dedicar muito tempo à cada cômodo, o intuito é fazer uma faxina eficiente em poucos minutos.

Organização dos quartos

Nos quartos, abra as janelas para deixar os ambientes arejados, isso ajudará a manter o aspecto de ambiente limpo pelo resto do dia. Organize as roupas de cama, reponha tudo que estiver fora do lugar em seu devido local. Passe a vassoura no chão e, com a ajuda de uma pá, remova a sujeira ou poeira que acumula no piso.

O que fazer na sala?

Na sala, comece organizando todos os objetos que estiverem fora do lugar: controles, almofadas, objetos de decoração. Utilize um paninho para remover a poeira que os móveis costumam acumular e passe o produto de limpeza que você costuma utilizar. Assim como no quarto, varra o chão.

Limpeza da cozinha

Ao chegar na cozinha, tenha em mente que você já iniciou a limpeza dela ao colocar os pratos na máquina, então você deve retirá-los do aparelho. Limpe o chão e todas as bancadas e superfícies, em seguida coloque os objetos em seus devidos lugares.

Caso não tenha a máquina de lavar pratos, após limpar a cozinha é o momento de lavá-los: faça da maneira que você costuma fazer. Para economizar o tempo, não precisa secar os pratos, basta deixá-los secar no escorredor.

Terraço ou varanda

Este ambiente é o que tem mais contato com o exterior, sendo assim costuma ser mais arejado, mas também um dos mais empoeirados. Limpe as cadeiras e mesas, caso haja, para remover toda a poeira.

De volta à lavanderia

Voltando a este ambiente, verifique se a máquina de lavar já realizou o seu trabalho. Se as roupas estiverem limpas, estenda-as e coloque outra levada de roupas na máquina. Você pode deixá-la funcionando durante o dia enquanto realiza outras atividades.

Use a quarentena para fazer coisas úteis

Fazer faxina não precisa consumir todo o seu tempo. Obviamente haverá momentos em que você precisará fazer uma limpeza mais minuciosa, mas não há necessidade em realizar isso sempre. Tente utilizar a quarentena para dedicar seu tempo a coisas mais úteis: medite, faça atividades físicas, leia um livro, aprenda uma nova língua, coloque suas séries em dia, assista um filme, faça um curso online, pense no que fará no futuro.

Aproveite que você limpou a varanda, pegue seu livro preferido e deite-se para ler.

Autor: Joseildo H. Conceição



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *