Coronavírus – Como Higienizar Roupas e Toalhas



Saiba aqui como higienizar roupas e toalhas evitando o Coronavírus.

A pandemia que começou na China chegou ao Brasil, até o momento com mais de mil casos confirmados, 18 mortes, comércios fechados e medo e incertezas por parte da população.

Sabemos sobre o uso do álcool em gel, sobre sempre realizar a lavagem correta das mãos com água e sabão, evitar levar as mãos ao rosto e como agir ao tossir ou espirrar, mas e as roupas? Será que também é preciso cuidado redobrado?.



Sim, já se sabe que o vírus causador da COVID 19 (o coronavirus) pode sobreviver por dias em peças de roupas, e em superficies, nada adianta fazer a higiene correta das mãos e levar a ameaça pra casa nas roupas, confira alguns cuidados e proteja sua família!

TIRE OS SAPATOS AO ENTRAR EM CASA.

Sabemos que o isolamento social é necessário, para o controle da doença, mas caso precise sair, ao chegar em casa deixe os sapatos do lado de fora. Isso evita que por ventura você contamine sua casa, pois como sabemos, o vírus sobrevive por horas em superfícies, principalmente o chão.

Ao higienizar os sapatos, faça uso de água e sabão ou álcool 70%, e em seguida lave as mãos.



TROQUE DE ROUPA AO CHEGAR EM CASA E AS COLOQUE EM UM LUGAR PRÓPRIO

Primeiramente tire toda a roupa vinda da rua e coloque em um lugar próprio, evitando sacudir para não disseminar possíveis gotículas contaminadas no ar , depois leve bem as mãos.
As mantenha longe de roupas limpas ou toalhas, dê preferência a colocar as roupas vindas da rua em um cesto ou caixa fechada.

LAVE AS ROUPAS COM ÁGUA E SABÃO

Como na lavagem das mãos, a água e sabão é de extrema importância na lavagem das roupas, o sabão aliado na higiene das mãos, consegue eliminar o vírus das roupas também, as esfregue em enxugue bem.

PREFIRA ALTAS TEMPERATURAS

O coronavírus não resiste a temperaturas altas, dê preferência a lavar ou deixar de molho as roupas em água quente.

Caso tenha tido contato com alguém doente ou tenha estado em ambiente de hospital, vale deixar a roupa de molho em uma solução com desinfetante antes de lavar, desinfetantes a base de água sanitária são eficientes na eliminação do vírus.

TOALHAS DE BANHO E ROSTO

As toalhas devem ser sempre individuais e trocadas frequentemente, e o cuidado deve ser redobrado com a de rosto, que geralmente secamos as mãos após as lavar, pois podem ter contato com partes do braço, por exemplo, que não foram higienizadas corretamente.

Devem ser muito bem lavadas e trocadas de dois em dois dias.

Roupas de cama

Devem ser trocadas com frequência, e lavadas da mesma forma que as peças de roupas.
Lençóis, travesseiros e cobertas não devem ser compartilhados evitando contaminações.

Secagem

As roupas devem ser secas em ambiente arejado e de preferência no sol.
Lembrando que temperaturas altas acabam com o vírus.

Caso tenha alguém em casa com suspeita ou infectado, como proceder

Nesse caso, as roupas e toalhas do doente assim como outros itens pessoais, devem ser lavadas separadamente das demais, os lençóis devem ser trocados diariamente, tendo em vista que o vírus passa para o tecido e pode contaminar outras pessoas da família.

Em hipótese alguma objetos pessoais devem ser compartilhados, a característica principal da COVID 19 é ser extremamente contagiosa, então todo cuidado é pouco!

No momento a higiene e o isolamento são as melhores armas que temos na contenção do coronavirus, vamos cada um cuidar de si e dos seus, e superar esse momento juntos.

Texto de Marina Ramos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *