Álcool para Coronavírus – Diferenças e Tipos Indicados

Categorias: Notícias - Saúde

Saiba aqui quais os tipos de álcool indicados para o Coronavírus.

Um dos métodos mais eficazes no combate ao coronavírus é o uso de álcool gel nas mãos, mas você sabia que nem todo álcool é eficiente para acabar com o vírus, por causa da concentração da substância?



O coronavírus consegue sobreviver em até três dias no ambiente, e para eliminar micro-organismos o recomendado é o uso de etanol em concentrações que variam entre 60% e 80%. Por isso, é tão importante observar a concentração que está descrita na embalagem.

Segundo o Conselho Federal de Química, a recomendação indicada para eliminar micro-organismos, como por exemplo bactérias, fungos e vírus, é o álcool 70, ou seja, que o composto tenha 70% de álcool etílico ( etanol).

Dessa forma, o álcool pode ser encontrado em vários estabelecimentos como mercados, farmácias, entre outros locais. Também é possível encontrar o produto em vários tamanhos, inclusive em frascos pequenos ou médios, que podem ser carregados na bolsa.



Além do álcool gel, outra forma de prevenir e combater o vírus é lavar bem as mãos com sabão ou detergente. Entretanto, é necessário ter cautela, pois o álcool puro ou também muito diluído não consegue eliminar o vírus.

Assim:

  • Álcool 46% não tem eficácia, geralmente é o produto usado para fazer a limpeza de casa.
  • Álcool utilizado para churrasco e lareira, que tem a concentração de 80% funciona, todavia pode ocasionar irritações na pele.
  • Álcool com concentração 70% usado para higienizar as mãos funciona

Além disso, também é recomendado usar desinfetar superfícies e aparelhos como celulares, teclados, cadeiras, entre outros. Entre os principais produtos que podem ser usados na limpeza de superfície estão o uso de água sanitária, detergente, sabão, entre outros.

O álcool para eliminar o micro-organismo precisa entrar em contato com ele e depois dois processos podem ser desencadeados: a quebra da gordura, ou seja, do lipídeo ou também a desnaturação da proteína.

O coronavírus tem uma capa de gordura, que conhecida como envelope, que consegue ser dissolvida pelo álcool ou também por meio do detergente. Dessa forma, o vírus consegue ficar inativo.

Em relação ao tempo necessário para fazer efeito, depende da concentração do álcool. Nesse contexto, quando a quantidade está próxima de 70% como, por exemplo, a do álcool gel, o vírus pode demorar cerca de 30 segundos a 1 minuto para ser inativado. Por isso, é tão importante higienizar e lavar as mãos com frequência.

Dessa forma, existem vários tipos de álcool e entre os mais conhecidos destacam-se o etanol, que pode ser encontrado em supermercado e também o isopropanol, que pode ser achado em indústrias e também em laboratórios. A principal diferença entre eles está na formação das moléculas.

Assim, o etanol é formado por seis átomos de hidrogênio, dois átomos de carbono e também uma molécula de oxigênio, e o isopropanol é composto por três átomos de carbono, uma molécula de oxigênio e oito de hidrogênio.

Entre outras formas de prevenção contra o coronavírus estão:

– Evitar contato com pessoas que estão apresentando sintomas de infecção respiratória na fase aguda.

– Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool gel 70%, sobretudo depois de contato direto com pessoas doentes.

– Para fazer a higiene nasal, use lenços descartáveis.

– Vai tossir ou espirrar? Então, cubra a boca.

– Evite ter contato com as mucosas de nariz, boca e olho.

– Faça a higienização adequada das mãos depois de tossir e espirrar

– Não compartilhe utensílios e objetos pessoais como, por exemplo, talheres e garrafas.

– Evite ter contato com pessoas que estejam com sinais ou sintomas da doença

– Você trabalha na área da saúde? Então, use todas as mediadas de proteção.

Não se esqueça de compartilhe este post nas suas mídias sociais e faça a sua parte para combater para combater o coronavírus.

Por Babi



Outros Conteúdos Interessantes