Calendário de Feriados Nacionais 2020

Categorias: 2020 - Destaque - Economia - Notícias

Confira aqui os feriados e datas facultativas do Calendário 2020.

Todo início de ano fazemos inúmeras promessas, prevemos mudanças de hábitos, temos esperança sobre um ano melhor. Há ainda aqueles que procuram os feriados a fim de saber se vão ter oportunidade de ter um descanso a mais ou mesmo se poderão curtir um feriado prolongado. Pensando em facilitar essa consulta, separamos os feriados do ano e destacamos os principais feriadões. Confira as datas e marque no seu calendário!



CALENDÁRIO

Muitas vezes não nos damos conta de que existem vários outros tipos de calendários mundo afora. Veja alguns:

  • Gregoriano – Esse calendário é usado no Brasil e na maioria dos países ocidentais e seu marco está no nascimento de Jesus Cristo.

  • Juliano – A diferença desse calendário é de 13 dias atrasados do Gregoriano. É referência para alguns Cristãos Ortodoxos

  • Chinês – Lunissolar. O mais antigo Calendário da História e seu tempo é contado por anos, além de que a cada doze anos representa um animal do horóscopo local.

  • Islâmico – Calendário herético, Lunar. Seu marco se inicia depois de que Maomé foge para Medina e um ano dura aproximadamente 355 dias.

A história dos calendários é fascinante. Contudo, esse não é nosso foco! Abaixo listamos mês a mês os feriados.

JANEIRO

Nesse mês o único feriado nacional é dia 1º: quarta – Esse dia é considerado de confraternização universal, postulado por Getúlio Vargas em 1935 e endossado em Dezembro de 2002 através da lei 10.607, que discorre os feriados brasileiros.



FEVEREIRO

24, 25, 26: segunda, terça e quarta – Esses dias são considerados pontos facultativos nacionais. Vale ressaltar que no dia 26, quarta de cinzas, os dia facultativo termina às 14 horas. O que a maioria dos brasileiros desconhece é que o Carnaval não se configura um feriado. Embora em diversas localidades como Estados e/ou municípios adotam como tal. Dessa forma, muitos podem gozar desse “Feriado” a partir da sexta, dia 21.

ABRIL

Abril conta com dois feriados prolongados.

10,11 e 12: sexta, sábado e domingo – Embora o feriado seja apenas no dia 10, paixão de cristo, o fato de ser numa sexta-feira torna um feriadão.

21: terça – Tiradentes

MAIO

1,2 e 3: sexta, sábado e domingo – o feriado mesmo é dia 1º, considerado Dia Mundial do Trabalho. Esse feriado é bastante simbólico, uma vez que toda classe trabalhadora considera-se pertencente a um grupo.

JUNHO

11, 12, 13 e 14: quinta, sexta, sábado e domingo – Corpus Christ. Seguindo a mesma linha do carnaval, Corpus Christ (11) também não é um feriado e sim um ponto facultativo.

SETEMBRO

5,6 e 7: sábado, domingo e segunda – Independência do Brasil (7).

OUTUBRO

10,11 e 12: sábado, domingo e segunda – Nossa Senhora Aparecida (12). Feriadão

28: quarta – dia do servidor público. Ponto facultativo.

NOVEMBRO

31 (Outubro), 1 e 2: sábado, domingo e segunda – Finados (2). Feriado

15: domingo. Proclamação da República. Feriado

DEZEMBRO

Esse é o mês das comemorações finais de ano. E em 2020 grande parte da população poderá gozar do feriadão prolongado tanto no Natal, quanto na virada do ano.

24: quinta – Véspera de Natal. Ponto facultativo depois das 14 horas

25, 26, 27: sexta, sábado e domingo. Natal (25). Feriado

31:quinta – Véspera de Ano Novo. Ponto facultativo depois das 14 horas

Observando os feriados e pontos facultativos, somados, são 14 “feriados” – 9 feriados nacionais e 5 facultativos para poder aproveitar em 2020. Essa lista está considerando apenas o caráter nacional, ou seja, cada Estado e cada Município possui calendário próprio ou complementar às datas mencionadas acima. Assim, para conseguir montar seu calendário de datas importantes, é necessário acessar o Diário Oficial da sua federação ou município ou ainda acessar o site dos seus respectivos. E aí? Pronto para colorir seu calendário com os feriadões? Uma dica é entrar em sites que customizam calendários, imprimí-los e deixar-lo a sua cara.

Dooguee



Outros Conteúdos Interessantes