Quem é Greta Thunberg – Personalidade de 2019 da Revista Time



Saiba aqui quem é e qual a importância de Greta Thunberg.

Não é de hoje que o futuro de qualquer nação e mundo está atribuído às crianças e aos jovens. São considerados a esperança para um mundo de paz, equilíbrio, igualdade e equidade social, mais amor e demais afetos que nos tornam animais diferentes dos demais: a capacidade de racionalizar sobre todas as questões que envolve nosso habitat e nossa relação e inter-relação com ele. Recentemente uma jovem em especial passou de uma cidadã qualquer a mais jovem influência global para milhões de pessoas no que se refere às questões climáticas: Greta Thunberg. Eleita gloriosamente como a personalidade do ano de 2019 pela prestigiada revista planetaria Time.

É de grão em grão que se faz um deserto.

A história de ativistas em geral apesar de importante e bastante necessária, não é necessariamente uma história de herói dos quadrinhos ou filmes. É repleta de desafios e lutas que chegam a exaustão ou quando mais trágica, são mortos por governos autoritários ou grupos discordantes. Diferentes organizações da sociedade civil busca através de ativismo uma forma de pressionar governos locais ou globais para uma sociedade mais solidária, garantidora de direitos e/ou proteção ambiental. A história de Greta se assemelha a milhares, senão milhões de pessoas, que lutam muitas vezes sozinhas para chamar atenção para uma problemática atual.



Seu ativismo começa em 2018, quando sozinha e com um cartaz protestava em silêncio na frente do parlamento sueco. Foi assim que tudo começou! Seu protesto, silencioso e com as palavras “ Em greve escolar pelo clima” tomou todos os noticiários e alavancou greves mundiais “sexta para o futuro”.

Foi preciso uma jovem de 15 anos para despertar o interesse da mídia mundial em noticiar o grave problema climático que nosso planeta vive. Sua expressividade foi tamanha que a sueca foi cotada para o Prêmio Nobel da Paz e recentemente nomeada personalidade do ano. Atualmente, é a jovem mais influente por sua consciência ambiental e capacidade de dialogar com os mais poderosos líderes mundiais! Tanta notoriedade e exposição trouxe também fake news, críticas, chacotas, ironias, perversidades, misoginias e diversos outros atributos negativos inclusive de governantes controversos e contraditórios como é o caso do Presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o Presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Pirralha

A jovem coleciona diversos embates e situações que só se direcionam àquelas pessoas fortes e perseverantes nas causas que lutam. Donald Trump já se pronunciou diversas vezes ora propagando discursos dissimulados, ora acusando de fazer parte de organizações para exploração de um mercado verdade. Pelo atual presidente dos Estados Unidos da América, Greta já foi chamada de histérica, falsa santa e exagerada. Essa é uma estratégia utilizada por diferentes personalidades para redirecionar um assunto sério para um lado cômico desviando à atenção daqueles que debatem o clima e conseguindo aplausos para os negacionistas.



A mesma estratégia foi e ainda é utilizada pelo Presidente do Brasil e seus herdeiros propagando fake news ao longo de 2019. A ativista foi vinculada diversas vezes às questões e causas que não faziam parte de suas lutas. Recentemente, em uma atitude e postura diferente de grandes governantes de qualquer nação, Jair Bolsonaro apelidou de “Pirralha”. Ideologicamente alinhado ao presidente dos Estados Unidos, Bolsonaro e seus filhos vivem uma espécie de síndrome de vira-latas como dizia Nelson Rodrigues e assim, repete atitudes de seu ídolo. Contudo, parece que Greta Thunberg, apesar de jovem, consegue lidar com esses ataques. Pode-se observar que apropriou do termo “Pirralha” escrevendo na sua conta de Twitter a fim de demonstrar que se uma pirralha consegue ter mais consciência ambiental que um presidente, é porque o termo não parece ser deselegante.

Greta Thunberg é a expressão de todas nossas expectativas para um futuro mais consciente e empoderado. Ela representa jovens do mundo todo que sonham e lutam para conseguir envelhecer em condições minimamente favoráveis sem grandes catástrofes climáticas como já temos observado.

Douglas Marcos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *