Confira as chances de Libertadores após a 32ª rodada do Brasileirão Série A 2019.
A Copa Libertadores da América de 2020 começa no dia 21 de janeiro. Com o campeonato próximo, os brasileiros já começam a apostar em quais times podem ou não entrar no torneio. Confira agora um pouco sobre o processo de seleção dos times e quais serão os times que vão jogar nessa temporada.
Como são feitas as seleções para a Libertadores?
Primeiramente, é importante entender como funciona esse processo de seleção dos times para a Libertadores da América. A Copa Libertadores da América, ou simplesmente Libertadores, é o campeonato mais importante da América do Sul. É organizada pela CONMEBOL e conta com 10 países, sendo eles Brasil, Argentina, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai. É dessas 10 federações que são selecionados os times que irão disputar a o torneio que dura, em média, 10 meses.
A seleção é feita da seguinte maneira. Cada país tem um torneio nacional, ou mais, e os campeões ou semifinalistas, que venceram o campeonato do ano passado se classificam. Por exemplo, o Brasil tem a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Os times que jogaram nesses torneios e alcançaram uma maior pontuação serão classificados para a Libertadores. Dos outros países, podemos citar o Uruguai, que tem a Liguilla Pré-Libertadores, um campeonato específico para selecionar os times que vão jogar no torneio.
No ano passado, 8 times do Brasil se classificaram para jogar no torneio de 2019. Atlético Paranaense, por ter ganho a Copa Sul Americana de 2018, Cruzeiro, por ter ganho a Copa do Brasil de 2018, Palmeiras, por ter ganho o Campeonato Brasileiro de 2018, Flamengo por ter ganho o segundo lugar do Campeonato Brasileiro, e logo depois, pelos mesmos motivos, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro se classificaram, pela pontuação obtida no Campeonato Brasileiro.
O campeão da Libertadores desse ano ainda não é certo. A final acontecerá no dia 23 de novembro, no Estádio Monumental, em Lima. Nesse dia, jogarão Flamengo e River Plate, um dos times mais fortes da Argentina, principal rival do Brasil no futebol
Chances para o ano seguinte
A temporada de 2019 nem terminou, mas os fanáticos já estão pensando no ano que vem. Há grandes apostas e certezas para a Libertadores 2019. São elas:
- Atlético Paranaense, que já se classificou por ter ganho a Copa do Brasil em 2019;
- Flamengo, que já tem a sua vaga garantida, por causa do Brasileirão;
- Pelmeiras também garante a vaga pelo Campeonato Brasileiro.
- Santos, também tem 100% de chances de se classificar para a Libertadores 2020, pelo Campeonato Brasileiro;
- Grêmio tem 99% de chances de se classificar;
- São Paulo vai ter que lutar um pouco para aumentar suas chances de classificação. A posição na tabela do Brasileirão ainda pode ser tomada por outro time;
- Internacional também precisa se cuidar. Logo atrás do Tricolor Paulista, o time gaúcho pode perder sua posição também;
- O Corinthians é o time que mais precisa tomar cuidado. O time, que já foi motivo de piada por não ter ganho a Libertadores, não parece muito perto do troféu desse ano, com apenas 57% de chances de se classificar.
Como a classificação dos times depende o Campeonato Brasileiro, ainda não é possível ter uma comprovação de classificação da maioria desses times. Times que estão depois do terceiro lugar dificilmente conseguirão se classificar, a menos que suem bastante a camisa. Como eles bem sabem, precisam se esforçar nos próximos jogos e lutar para não caír na tabela. Só assim poderão concorrer ao troféu. Times como o São Paulo e o Corinthians contam com uma mínima possibilidade de classificação, pois estão em quinto e sexto, respectivamente. Já que essas são as posições mínimas para jogar na Libertadores, são os que mais devem tomar cuidado.
DAVI GABRIEL SOARES