Black Friday 2019 – O Que é, Data, Como Funciona



Saiba aqui mais detalhes sobre a Black Friday 2019 no Brasil.

Se você não é muito chegado em fazer compras, ou promoções, existe uma remota possibilidade de não fazer ideia do que é a Black Friday. Mas tudo bem, a Black Friday só é o maior evento de promoções do mundo todo, e você vai entender o porquê aqui e agora.

A Black Friday, ou Sexta Feira Negra, é o dia em que se abrem oficialmente as compras para a comemoração do Natal. O que acontece nessa sexta feira, que é a última sexta-feira do mês de novembro (dia 29 em 2019), é uma explosão de preços baixos e promoções em, praticamente, todas as lojas. Hoje em dia é dificil pensar em uma loja que não participe desse evento.



A comemoração, que acontece depois do dia de ações de graça, começou nos Estados Unidos e hoje acontece ao redor do mundo todo. Paralelo a isso, logo depois da Black Friday, acontece o que chamamos de Cyber Monday. A segunda-feira que sucede a sexta feira negra, em que acontecem várias promoções de compras pela internet. Hoje em dia, funciona como uma extensão da Balck Friday, já que mais da metade das compras feitas nesse dia são feitas online.

Mas por que o nome é Black Friday? Há quem diga que nos anos 90, na Filadélfia, chamavam de Black Friday a sexta depois do dia de ação de graças por causa do movimento e dos grandes congestionamentos. Mas esse não foi o único motivo. O termo também foi usado para se referir à crise de 69. Mas foi em 75 que o termo Black Friday passou a ser conhecido e usado para valer. Os jornais usavam o nome para se referir à loucura e movimento por causa do evento, já que era uma estratégia natural, de se colocar as coisas com um desconto gigantesco naquele dia, justamente.

Mas as aplicações não param por aí. O nome passou, nos anos 80, a ser usado para se referir aos dias de maior faturamento do varejistas, e desde essa época, a black friday ficou conhecida como a sexta feira em que mais se fatura, e que mais se tem promoção.



A black friday é um evento perfeito para as empresas faturarem um lucro absurdo. Por isso, algumas grandes lojas abrem bem cedo nesse dia. Algumas lojas, inclusive, abrem meia noite por causa da grande procura, com a popularização do evento.

No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu no ano de 2010, e uniu mais de 50 empresas de vendas online. No ano de 2013, a black friday foi um dos dias em que mais se vendeu na década, com mais de 770 milhões de faturamento no comércio online. No ano de 2014, esse valor duplicou, com mais de 1,2 bilhões de reais em vendas online. Esse valor acabou por consolidar a black friday no Brasil e desde então tem acontecido todos os anos no mesmo dia, ou seja, na última sexta feira do mês.

Hoje em dia, algumas das maiores empresas de vendas por varejo são as primeiras a serem visitadas pelos compradores de plantão. É o caso da Amazon, Americanas, Submarino, Magazine Luiza e Dafiti. Algumas empresas também costumam fazer o que é chamado de "esquenta", onde são divulgados alguns preços promocionais antes da black.

Além dessas preparações, a Black Friday passou a influenciar para que outros eventos do tipo fossem aparecendo. A Cyber Monday, que como já citada é a segunda feira que sucede a sexta feira das promoções, acontece também perto do final do primeiro semestre, a Book Friday, que nada mais é do que uma sexta feira em que vários livros entram em promoções de até 80% de desconto. Nesse ramo, a Amazon é lider absoluta.

DAVI GABRIEL SOARES



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *