Enem 2019 – Gabarito das Provas, Tema da Redação



Confira aqui mais detalhes sobre a última prova do Enem 2019.

A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio foi realizado no último fim de semana e todos os estudantes que participaram poderão consultar o gabarito e avaliações sobre o tema da redação depois da última fase.

Deste modo, o Enem de 2019 iniciou com as provas que foram ministradas no último domingo, dia três deste mês de novembro, e já começa a ser debatido nas redes sociais. Este é o maior exame educacional brasileiro, que foi efetuado em 10.133 locais distintos, no interior de 1.727 municípios do Brasil. A estatística indica a participação de, mais ou menos, um número de 5,1 milhões de estudantes nas provas desse ano.



A estrutura dessa primeira etapa foi a seguinte:

Os estudantes foram submetidos a um caderno contendo 90 questões de tipo objetivas, das quais 45 em matéria de Linguagens; em matéria de Códigos, junto às Tecnologias atreladas, e mais 45 questões versando sobre Ciências Humanas, junto às ciências atreladas, tais como ciência da História; da Geografia; da Sociologia e da Filosofia.

Sobre o tema da redação, do Enem de 2019, seguem as informações:

O tema a ser explorado em texto discursivo foi: "Democratização de acesso ao cinema no Brasil". Cada estudante teve o dever de produzir um texto discursivo de tipo dissertativo-argumentativo a respeito desse assunto, sabendo desenvolver uma proposta para possível nova intervenção sobre o tema-problema. O tema do Enem de 2018 foi um pouco mais amplo: a manipulação do comportamento do usuário por meio de controle de dados na internet.

De acordo com um dos principais docentes e professores, que atualmente trabalha como diretor do Colégio Oficina do Estudante, sendo também professor em Língua Portuguesa, todos os estudantes devem ser ensinados a saber dissertar eficientemente, de forma lógica e intuitiva sobre cada assunto solicitado, na medida em que o tema é acessível, sendo também adequado e interessante para a idade.



Conforme o que foi divulgado no site Mundo Educação, neste caso, em um trabalho realizado via parceria com o colégio e o curso Oficina do Estudante, está sendo realizado um longo processo de correção comentada sobre as primeiras provas desse Enem de 2019. O resultado será divulgado em breve.

Assim que tiver acesso às correções comentadas da primeira fase do Enem de 2019, cada estudante terá chance de verificar quantas questões conseguiu acertar na primeira fase do exame. É muito importante fazer destacar que o gabarito oficial e definitivo do Inep está programado para divulgação a partir do dia 13 desse mês de novembro, no site https://enem.inep.gov.br/.

A segunda etapa desse processo, que constitui o segundo dia de provas do Enem de 2019, será realizado no dia 10 deste mês de novembro, domingo, sendo que os estudantes ocuparão os mesmos locais do domingo passado, ocuparão as mesmas cadeiras, para a realização da prova final. Exatamente como no domingo anterior, os exames terão início às 13h30 e se estenderão no máximo até às 18h30, oficialmente.

Para a segunda fase, os cadernos de provas conterão mais 90 questões de tipo objetivas, versando sobre o seguinte conteúdo programático: serão 45 na disciplina de matemática e mais 45 questões versando sobre ciências da natureza, abrangendo a química, a física e a biologia.

Sumarizando e reforçando:

Como foi citado acima, os gabaritos desse Enem de 2019 estão programados para divulgação a partir do dia 13 desse mês de novembro. As notas de cada estudante, em relação, serão divulgadas a partir do mês de janeiro.

O resultado do desempenho de cada estudante, no Enem, poderá ser incluído no processo de avaliação de ingresso em muitos e eficientes programas para acesso às universidades, tais como o SiSU, o ProUni e até o Fies; participar de vestibulares internacionais, entre outros.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *