Enem 2019 – Como Consultar os Locais de Prova



Saiba aqui como consultar os locais de prova do Enem 2019.

A pauta do dia é: Enem de 2019.

Neste artigo será explicado, de modo essencial, sobre procedimento a ser seguido para obter o conhecimento dos locais de prova do Enem deste ano de 2019.



Você é um dos 5,1 milhões de inscritos confirmados no Enem 2019? Então precisa ficar de olho nas datas importantes até novembro, como o dia de divulgação do local de prova do Enem.

As provas serão ministradas, precisamente, nos dias 3 e 10 do mês de novembro de 2019. Deste modo, com um mês de antecedência o Inep, que será o instituto responsável pela gerência desse Enem, estará divulgando os locais de dos exames para todos os estudantes inscritos e confirmados.

Portanto, todo estudante inscrito necessitará, para estar informado sobre o local de sua prova de Enem, efetuar a consulta por meio de seu Cartão de Confirmação de Inscrição.



Abaixo segue um esquema mais sucinto:

Qual o procedimento para consultar o documento?

De acordo com o que foi divulgado por meio do site Guia da Carreira, é neste mês de outubro que os acadêmicos devem consultar o site oficial do Enem. De acordo com o mesmo site, desde o início deste mesmo mês o Inep fez divulgar, via online, o citado Cartão de Confirmação da Inscrição.

O acesso a este documento, que é necessário para se informar sobre o local de prova de cada estudante, se dá por meio de visita à página do participante, e isso deve ser feito o quanto antes: enem.inep.gov.br/participante.

Observação importante: o instituto Inep não está mais enviando o Cartão de Confirmação da Inscrição pelos Correios. Portanto, é da responsabilidade de cada estudante verificar todas essas informações necessárias, via online, por meio do próprio site oficial ou via aplicativo do Enem.

Quais são os dados a serem verificados pelo Cartão de Confirmação de Inscrição?

A – O código numérico da inscrição nesse Enem de 2019;

B – A data, a hora e o local da prova desse Enem de 2019;

C – Verificar as indicações de atendimentos especializados ou de atendimentos específicos já aprovados, em caso de o estudante haver solicitado;

D – Verificar qual a opção pessoal de língua estrangeira na prova;

E – Verificar as demais orientações atreladas às avaliações desse Enem de 2019;

Qual o critério de determinação do local de prova desse Enem?

Toda a determinação dos locais de provas nesse Enem está sendo efetuado ao longo da fase de ensalamento das turmas, o que se dá seguido ao término de todo o processo de confirmação de estudantes inscritos.

A meta desse processo de ensalamento está em facilitar a vida de cada estudante, mantendo cada qual o mais próximo possível da localidade onde reside.

Organizando de modo mais preciso, o instituto Inep utiliza um sistema conforme o que segue abaixo:

A – A relação total de estudantes inscritos já confirmados nesse Enem;

B – O estado e a cidade que cada um dos inscritos solicita realizar a prova;

C – A determinação de cada atendimento especializado ou específico anteriormente solicitado, por cada estudante;

D – Os necessários recursos para acessibilidade que cada inscrito, se for o caso, necessitará nos dois dias em que as provas serão ministradas;

E – Dados do endereço e da residência de cada um dos participantes;

F – O necessário consórcio aplicador de provas;

Todo esse processo será efetuado de forma automática, antes das provas serem enviadas para a impressão em gráfica, e também, antes da própria divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição, para cada estudante.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *