Novo PlayStation 5 – Previsão de Lançamento e Novidades



Novo PS5 é oficializado e deve ser lançado no final do próximo ano.

Gamers de plantão, se preparem! Sony confirma o lançamento da quinta geração do seu console mais conhecido no final de 2020. Na última terça-feira (08), a companhia anunciou no blog oficial da PlayStation sobre sua próxima projeção — o tão aguardado PS5.

O projeto já havia sido anunciado no mês de abril deste ano. No entanto, a data de lançamento não havia sido confirmada. Agora, o chefe da divisão de gaming da Sony, Jim Ryan, e o líder da equipe de arquitetura da Sony, Mark Cerny, revelaram algumas características sobre o gadget.



A tecnologia ray tracing, que já é considerada uma tendência da indústria gamer, foi reafirmada no PlayStation 5. Essa tecnologia oferece uma espécie de aceleração gráfica dentro da GPU, já que trabalha o caminho dos fótons de luz nos cenários virtuais.

Outra confirmação foi o processador elaborado com base na linha Ryzen e a placa de video com base na família Navi, ambos da marca AMD. E o destaque do hardware fica por conta da utilização de um SSD.

Enquanto um disco rígido tradicional (HDD) duplica alguns dados para acelerar a leitura, que nesse caso é cumulativa, o SSD elimina tanto as duplicações quanto as acumulações, o que acelera ainda mais o tempo de leitura.



Isso significa que a quinta geração do PlayStation não vai mais precisar fazer as conhecidas varreduras constantes do disco rígido para encontrar arquivos necessários, aumentando assim a qualidade da experiência do jogador.

Vale lembrar que, com esse novo dispositivo, alguns podem ocupar menos espaço de armazenamento, liberando memória para mais detalhes e texturas, se o usuário assim desejar. Então, além de aceleração, o jogador vai contar com mais espaço de armazenamento.

Uma outra novidade do PS5 é o fato de que os jogos vão rodar em discos ópticos de dados com capacidade de 100 gb, encontrados em drives estilo Blu-Ray com 4k de definição. Com essas novidades no hardware do console, a Sony afirma que o jogador vai contar com uma usabilidade impressionante e personalizar a seu modo as instalações dos jogos.

O dono do PlayStation 5 vai poder, por exemplo, escolher se prefere o modo multiplayer ou o modo história de cada game. As novidades também permitem ao jogador escolher se preferem construir mundos mais detalhados ou escolher as atualizações e patches preferidas.

Jogos e joystick

Contudo, os jogos e as suas instalações apresentam algumas diferenças. Dessa vez as instalações vão ser obrigatórias para todo e qualquer título do PS5. A nova geração do PlayStation também conta com novo joystick.

Com design arrojado, os novos joysticks têm rumores de serem batizados como "DualShock 5". O novo controle vai contar com uma maior experiência tátil, o que vai fazer com que o jogador se sinta imerso no jogo através das respostas motoras do aparelho.

Os chamados "gatilhos adaptativos", por exemplo, vão variar de acordo com a ação do jogador durante uma partida. Um exemplo disso é no caso da utilização de um arco e flecha, em que os botões vão ficar mais duros ao apertar, exigindo quase o mesmo esforço físico demandado na vida real.

A vibração dos controles agora vão contar com bobinas programáveis dos lados direito e esquerdo. Num jogo de corrida de carros, que exige desempenho das rodas, por exemplo, vai ser possível sentir a diferença entre os pneus que estão na pista ou em outro solo, como a lama ou calçada.

Os responsáveis pelo console revelaram que o novo joystick vai ser um pouco mais pesado que o seu antecessor, o DualShock 4, e que ainda será preciso se conectar os controles ao USB-C para carregar a bateria.

Resumindo: o PS5 vai ser o máximo!

Falta muito pro final de 2020? Agora que você já sabe o que pedir para o Papai Noel do próximo ano, aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos para marcar uma rodada de jogos.

Juliete Lucas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *