Carteira Digital de Estudante – Como Conseguir



Aplicativo da Carteira de Estudante terá versão para Android e iOS.

O Governo Jair Bolsonaro apresentou no início de setembro, mais um projeto na área da educação. A carteira digital do estudante vem para rivalizar com as tradicionais carteirinhas, emitidas pela UNE e outras entidades até esse momento. Comparado com o atual modelo, duas diferenças são consideráveis e destacadas pelo Ministério da Educação: ela é digital e gratuita.

A promessa é de que o documento poderá ser acessado tanto por quem possui um iPhone, tanto para aqueles que possuem um aparelho com Android no bolso. Prevista para estar à disposição até o final do ano, ela também será gratuita. Quem deseja a versão impressa pode se dirigir a qualquer agência da Caixa e solicitar a sua.



A ideia do governo é desburocratizar o procedimento. Segundo foto divulgada pelo MEC, a carteira contará com uma foto do estudante ou da estudante, com o nome completo, faculdade ao qual está matriculado, além do curso escolhido. Um número de registro também será criado, com a data de validade abaixo. O governo também aposta em um botão com um código QR e a informação que o cadastro está ativo por parte do estudante.

Apesar de o lançamento por parte do governo, as atuais entidades podem continuar emitindo a carteira para os estudantes. A partir de agora, o Ministério da Educação entra na lista das entidades que podem emitir, se juntando a Associação Nacional dos Pós-Graduados, União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, DCE, diretórios acadêmicos e entidades de estudantes.

Como funciona atualmente

Atualmente, entidades como UNE e UBES a comercializam. No site da UNE, por exemplo, a carteira de estudante é padronizada em todo o território nacional. O modelo possui um código QR e a foto do estudante logo acima, o nome do estudante, faculdade e tipo de curso, além das informações pessoais. A carteira finaliza com um código de uso e a matrícula do estudante.



O valor cobrado atualmente por carteirinha é de 35 reais mais o frete, com validade até março do próximo ano. Segundo a UNE e a UBES, a carteira é válida em todo o território nacional. Neste método, o estudante deve solicitar no site, pagar a taxa, enviar documentos e aguardar o envio da carteira. Segundo as entidades, desde ensino infantil e médio, passando por cursos técnicos, graduação e pós graduação podem usufruir da carteirinha.

No modelo sem optar pela oferta do governo, os estudantes precisam pagar anualmente os 35 reais, já que a carteirinha tem validade de apenas um ano, ao qual deve ser renovada sempre em março, segundo lei sancionada em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Benefício da meia entrada

A carteirinha para estudante oferece uma série de benefícios para aqueles que obtêm a sua. O mais conhecido é a meia entrada, proporcionando um desconto de 50 por cento em eventos como teatros, eventos esportivos, shows e muitos outros. Em estádios, por exemplo, também os estudantes tem direito de usufruir dos descontos ofertados.

A meia-entrada inclusive é um direito adquirido pelos estudantes, aos quais estando devidamente matriculados e de posse de sua carteira, podem solicitar o desconto. São atividades esportivas, educativas, entre outras que podem ser beneficiadas com isto.

Algumas instituições com gratuidades

Pesquisando rapidamente, até o fechamento desta matéria, algumas instituições oferecem o benefício da gratuidade na carteirinha. Uma delas é o Santander, que beneficia os clientes universitários de sua carteira com a gratuidade no documento. Com isso, os estudantes possuem os mesmos direitos do que aqueles que optam pelas demais carteiras.

Algumas faculdades, sejam elas privadas ou públicas, também ofertam suas carteirinhas gratuitamente, recebendo também a mesma validade do que as emitidas por outras entidades. O benefício também pode ser encontrado em instituições de graduação e pós graduação estaduais.

Por Leandrinho de Souza



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *