Eleições 2018 – Qual a Ordem de Votação na Urna Eletrônica



Saiba aqui qual a ordem de votação na Urna Eletrônica para as Eleições 2018.

A votação é neste domingo, dia 7 de outubro, e muitos eleitores ainda seguem indecisos. As últimas pesquisas apontam os favoritos por todo o país e também os candidatos com mais chance de ir para o segundo turno. É preciso preparar tudo com antecedência antes de sair para votar, para evitar transtornos, então é bom separar um documento de identidade com foto, título de eleitor e quem estiver fora da zona eleitoral deve ficar atento, pois é preciso justificar a ausência. Inclusive neste domingo mesmo é possível ir a qualquer zona eleitoral, no local onde se encontra, solicitar o formulário e preenchê-lo atentamente para não informar nenhum dado incorretamente.

Quem for votar, deverá digitar na urna eletrônica os números dos seis candidatos que escolheu e a dica é levar uma 'colinha' para não confundir. A ordem de votação na urna eletrônica é a seguinte:



  • 1º vota para deputado federal.
  • 2º vota para deputado estadual ou distrital.
  • 3º vota para dois senadores.
  • 4º vota para governador.
  • 5º vota para presidente.

A Justiça Eleitoral autoriza o uso da 'colinha', que pode ser levada até a cabina de votação e conferida sem problema, mas é preciso anotar os números em um pedacinho de papel. Não adianta anotar os números de seus candidatos favoritos no celular, porque não é permitido ir com nenhum tipo de aparelho eletrônico até a urna.

Cada número deve ser digitado atentamente, com calma e em seguida deve-se apertar a tecla 'Confirma', mas atenção, pois se tiver digitado algum número errado, então deve-se apertar a tecla 'Corrige' e digitar o número correto.

Para deputado federal é preciso digitar 4 números na urna e depois apertar a tecla 'Confirma'. No caso do voto para deputado estadual ou distrital, são 5 números. O senado será renovado em 2/3 dos integrantes e o eleitor deverá votar em dois candidatos, então digite os 3 números do seu senador e aperta a tecla 'Confirma', depois digite os 3 números do outro senador escolhido e novamente aperte 'Confirma'. Caso o eleitor digite o mesmo número para os dois candidatos, automaticamente o segundo será anulado.



O penúltimo voto é para governador e por último no candidato escolhido para ocupar o cargo de presidente da república, sendo que são 2 dígitos para cada um dos candidatos.

Depois de todos os votos computados na urna, o eleitor deverá ficar atento à tela da mesma, pois aparecerá a palavra 'FIM', indicando que tudo deu certo e também é emitido um sinal sonoro. Somente depois disso é que se deve. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas exclusivamente com o mesário.

Sobre o voto legenda, é bom saber que ele somente poderá ser dado no sistema proporcional, ou seja, para deputado federal e também para deputado estadual. Se o eleitor quiser votar somente no partido, sem citar qual candidato da legenda deve ficar com seu voto, nesse caso ele precisará informar apenas os dois dígitos que identificam o partido e apertar 'Confirma'. Votando assim, o eleitor estará ajudando seu partido a ter mais vagas no legislativo.

E nunca é demais lembrar que a votação começa às 8 horas da manhã e termina às 17 horas, sendo que a dica é votar o quanto antes, sempre evitando deixar para a última hora. Para várias regiões do país neste domingo, a previsão é de chuva, em alguns casos pode ter temporal. Quem deixar para votar quase no fim do prazo poderá enfrentar vários transtornos, ainda mais se depender de transporte público para chegar ao local da votação.

Vá à sua zona eleitoral o quanto antes com sua colinha bem guardada, evite ficar fazendo debates políticos no local e garanta seu voto, assim terá o resto do dia livre, sem precisar se preocupar.

Por Russel

Related Post



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *