Óleo de Pequi – Para Que Serve, Benefícios

Categoria: Notícias, Saúde 487 0

  

Conheça aqui um pouco mais sobre os benefícios do Óleo de Pequi.

Muitas pessoas não conhecem o pequi, fruto típico da região do cerrado. Semelhante a uma maçã, o pequi tem uma coloração verde por fora na casca, sendo a polpa amarela, macia e comestível. Além de ser protagonista do tradicional arroz com pequi, o fruto pode ser encontrado em Goiás e no Mato Grosso, além de outros estados da região centro-oeste brasileira. Desse fruto, nasceu um óleo que traz muito benefícios à saúde e é dele que falaremos hoje. O óleo de pequi.

Confira os 11 impactos positivos dessa substância a seguir!

1. Hidrata e restaura os cabelos:

O óleo de pequi é usado como tratamento para quem possui os fios de cabelo danificados. Além de hidratá-los, acredita-se que o óleo de pequi trabalha no fortalecimento dos fios, diminuindo o frizz. Possuindo também ação anti inflamatória, ele reduz a irritação do couro cabeludo. Os danos decorrentes da exposição ao Sol também são minimizados, eliminando a aparência ressacada do cabelo.

2. Fornece vitamina A

O retinol, ou vitamina A, pode ser encontrada no pequi. Essa nutriente opera no sistema imunológico, protegendo nosso corpo de infecções. Além disso, faz bem para a visão quando há pouca luz, aprimorando-a. A vitamina A está presente nos processos de manutenção e desenvolvimento do tecido epitelial. Essa substância colabora ainda com a manutenção dos rins, pulmões e coração.

3. Tem ação oxidante

Esse tópicos tem a ver com os radicais livres que se encontram em nosso organismo. Essa ação ajuda a combatê-los. Eles são responsáveis por doenças gravíssimas como o câncer, por exemplo.

4. Fornece vitamina E

Além de ser boa para os cabelos e também possuir ação oxidante, a vitamina E atua na fertilidade e no sistema imunológico, mantendo o corpo forte e pronto para o combate de bactérias e vírus.

5. Melhora a saúde cardiovascular

Composto por ácidos graxos, o óleo extraído do pequi auxilia na baixa do colesterol. Além disso, ao contribuir com a formação das paredes dos vasos e artérias sanguíneas, ele ajuda a prevenir derrames e ataques cardíacos.

6. Otimiza a saúde digestiva



O óleo de pequi tem fibras na composição. As fibras, além de auxiliarem no combate ao mau colesterol, fazem bem para o coração e acima de tudo agem na otimização do sistema digestivo, eliminando cólicas, prisão de ventre, diarréia e inchaço.

7. Possui ação anti inflamatória

O óleo de pequi também tem ação anti inflamatória, portanto, auxilia o organismo a não aceitar inflamações pelo nosso corpo, evitando o estreitamento dos coágulos sanguíneos.

8. Hidrata a pele

Assim como feita a aplicação nos cabelos, o óleo de pequi quando aplicado sobre a pele, produz a hidratação. Enquanto nos cabelos a recomendação é misturar com o shampoo ou fazer a hidratação pré condicionamento, na pele, basta aplicar o óleo duas vezes ao dia.

9. Colabora com a saúde da pele

Além de hidratar, o óleo de pequi tem efeito na pele em relação a condições causadas pela secura da pele, ajudando no tratamento de infecções, como é o caso das eczemas. O óleo pode ser funcional no tratamento contra acne e na cicatrização. Vale lembrar que o dermatologista sempre deve ser consultado antes da aplicação de qualquer produto na pele.

10. Alivia as dores musculares e também nas articulações

Segundo pesquisas, o óleo de pequi auxilia no tratamento de dores tanto musculares quanto nas articulações, podendo ser aplicado após treinos físicos.

11. Compõe massagens

O óleo de pequi pode ser usada como composição de óleo de massagem. Aromatizado, ele se assemelha ao óleo de coco, conferindo frescor a quem é massageado.

Viu quantos benefícios o óleo de pequi pode trazer em seu uso? Não deixe de dividir isso com seus amigos, compartilhando esse post em suas redes sociais!



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário