Tabela de Jogos do Brasileirão Série A 2018

Categoria: Esportes, Futebol, Notícias 1.968 0

  

Confira aqui a tabela completa do Brasileirão Série A 2018.

Em pouco mais de dois meses vai ser iniciado o Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A, mais precisamente no dia 15 de abril de 2018. Como este ano se tem a disputa da Copa do Mundo na Rússia, nos meses de junho e julho, o torneio brasileiro vai começar alguns dias antes pois, nos outros anos seus jogos tinham início em maio e a previsão é que a disputa ocorra até o início de dezembro. Confira agora as principais informações sobre o campeonato.

Primeira rodada e os demais jogos

Como dito acima, o Brasileirão vai ser iniciado no dia 15 de abril. Neste dia acontecem todos os 10 jogos. Confira agora os primeiros confrontos da Série A:

  • Cruzeiro x Grêmio
  • Atlético Paranaense x Chapecoense
  • América x Sport
  • Vitória x Flamengo
  • Vasco x Atlético – Mineiro
  • São Paulo x Paraná
  • Santos x Ceará
  • Corinthians x Fluminense
  • Internacional x Bahia.

Para conferir os demais jogos de todas as rodadas acesse: https://cdn.cbf.com.br/content/201802/20180205180936_0.pdf

Informações como os horários e os estádios nos quais vão ser disputados os jogos ainda vão ser divulgadas.

Principais regras do Brasileirão

O torneio deste ano vai ser a 62ª edição do Campeonato Brasileiro. Foi a partir dos anos 50 que foi criado o modelo em que se baseia a competição nacional. Obviamente em mais de seis décadas de disputa, foram inseridos alguns critérios: como de o ponto corrido. Este método utilizado até hoje foi imposto em 2003. Antes de se explicar de fato o que são os pontos corridos, é necessário falar da estrutura do torneio.

O Brasileirão é dividido em 04 séries: “A”, “B”, “C” e “D”. Sendo “A” a principal. Em cada uma delas cerca de 20 times vão participar. Cada rodada acontece 10 jogos e ao longo das 38 etapas, todos os times vão se enfrentar duas vezes no ano. Em cada uma dessas partidas, uma equipe vai ser a mandante. Exemplo: Vitória x Flamengo. O Rubro – Negro Baiano é o mandante. Com isso, o clube vai ter direito a escolher o campo, estádio que quer jogar; ser dono de uma quantidade maior de ingressos, usar seu uniforme principal, dentre outros benefícios.



Como são 20 times de futebol a tabela conta com 20 lugares. A cada vitória uma equipe soma 03 pontos, em caso de empate se consegue apenas um ponto e em vitórias não se soma nada. Com isso, as equipes com mais pontuações vão ficar nas primeiras colocações da tabela e as piores nas últimas posições. E é justamente essa a lógica dos pontos corridos, todos os times podem melhorar o seu desempenho ao longo de todo o campeonato.

Classificações para torneios internacionais, nacionais e rebaixamento

A respeito das competições internacionais é importante explicar que apenas as equipes que vão participar da série A podem se classificar para torneios fora do Brasil.

Ao final do campeonato, ou seja, após a disputa das 38 rodadas, é por meio da análise da tabela que vai se constatar quais times estão classificados para participar de competições internacionais no próximo ano. Para a Copa Libertadores participam as equipes que terminaram o Brasileirão classificadas entre o 01º até o 06º lugar. Já os times que ficaram entre a 07ª e a 12ª posição vão disputar a Copa – Sul Americana. Por fim, os clubes que na última rodada estiveram ocupando os últimos lugares, ou seja, do 16º ao 20º, vão ser rebaixados para a Série B no ano seguinte.

Ainda é importante salientar que clubes que venceram a Libertadores, Sul – Americana e a Copa do Brasil em um ano automaticamente já estão inscritos na Copa Libertadores do ano seguinte. Por exemplo, em 2017 o Grêmio venceu a Libertadores e o Cruzeiro a Copa do Brasil, a equipe gaúcha e o time mineiro vão participar do torneio internacional. Já a Copa do Brasil é disputa por mais de 80 times de todas as séries do campeonato.

Para saber mais informações sobre o Brasileirão de 2018, acesse: https://www.cbf.com.br/.

Isabela Castro.



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário