DPVAT 2018 Rondônia – Como Pagar, Valores e Calendário de Pagamento

Categoria: Carros, Dinheiro, Economia, Notícias 170 0

Veja aqui o que fazer pagar o DPVAT 2018 no estado de Rondônia.

O início de cada ano apresenta a exigência de pagamentos variados para quem possui algum tipo de veículo sendo que um dos principais diz respeito ao DPVAT 2018 RO que será detalhado em seguida neste artigo.

Aspectos específicos sobreDPVAT 2018 RO


O DPVAT 2018 RO é gerenciado na atualidade pela Seguradora Líder-DPVAT a qual é responsável por todos os aspectos relacionados à concessão deste seguro social para quem sofreu algum tipo de acidente no trânsito nas condições de pedestre, passageiro ou condutor de um determinado automóvel.

Os recursos utilizados por este seguro para os pagamentos que executa são provenientes dos proprietários de veículos de todo o país com o seu pagamento anual relacionado.

Deste total, um montante de 45% é enviado diretamente para o Ministério da Saúde com a finalidade de custear os atendimentos médico-hospitalares das vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional.


Além disso, 5% do valor arrecadado é destinado ao DENATRAN para criação de programas voltados à prevenção de acidentes no trânsito e os 55% restantes são utilizados para o pagamento das indenizações a ele vinculadas.

Principais pontos quanto ao DPVAT 2018 RO

Ao considerar as regras básicas relacionadas com o DPVAT 2018 RO são aplicadas as seguintes diferenciações:

· Veículos usados em suas modalidades pesado e leves devem acessar o site do Detran-RO para emitir a guia de pagamento e depois se dirigir à rede bancária conveniada.

· Veículos 0 Km que estão realizando o seu primeiro licenciamento devem se dirigir de forma presencial ao Detran-RO mais próximo de sua cidade para obter a guia de pagamento e, posteriormente, efetuar a sua devida quitação.

· Veículos isentos de IPVA devem pagar o valor relacionado com o prêmio DPVAT do ano de 2018 no momento em que realizarem a quitação do licenciamento anual ou, ainda, do emplacamento do veículo considerado.

Cronograma de pagamento do DPVAT 2018 RO

A quitação vinculada com o DPVAT 2018 RO deve ser realizada primeiramente consultando a situação do veículo no site do Detran-RO no qual é preciso informar dados como a placa bem como RENAVAM ou CPF do seu proprietário relacionado.

Em seguida será apresentada uma descrição do veículo com a opção de gerar o boleto bancário para pagamento com valor em cota única – apresentando descontos variados – ou em duas parcelas.

Em seguida, é preciso comparecer a uma agência bancária para efetuar a quitação necessária, sendo que as instituições autorizadas a receber este tipo de pagamento no estado são as seguintes:

· Banco do Brasil

· Bancoob

· Banco Bradesco

· Banco Santander

· Banco Itaú Unibanco

· Caixa Econômica Federal

Os valores que devem ser pagos quanto ao DPVAT 2018 RO variam de R$45,72 para automóveis e camionetas particulares até montantes de R$185,50 aos proprietários de motocicletas, motonetas e veículos similares.

Para evitar atrasos é importante considerar que o prazo relacionado com o pagamento deste seguro social deve ser feito na data de vencimento do IPVA em sua cota única ou primeira parcela.

Neste caso especificado, a delimitação da data está relacionada com o número final da placa do veículo com a seguinte diferenciação:

· Final 1 a 3: 29 de março de 2018

· Final 4: 30 de abril de 2018

· Final 5: 31 de maio de 2018

· Final 6: 29 de junho de 2018

· Final 7: 31 de julho de 2018

· Final 8: 31 de agosto de 2018

· Final 9: 28 de setembro de 2018

· Final 0: 31 de outubro de 2018

Um destaque adicional deve ser dado para o fato de que a obtenção do CRLV é condicionada ao pagamento do DPVAT sendo este primeiro documento uma comprovação do licenciamento anual do veículo sem o qual não é possível rodar pelas vias nacionais.

Conclusão

Deste modo, é preciso para ficar em dia com o DPVAT 2018 RO conferir os seus valores com atenção especial para as datas em que é preciso ser feito o seu pagamento para tranquilidade na condução dentro do trânsito nacional.

Ana Camila Neves Morais

Artigos Relacionados

Deixar um Comentário