DPVAT 2018 RJ – Como Pagar e Valor

Categoria: Carros, Economia, Notícias 218 0

  

Confira aqui mais informações sobre o DPVAT RJ 2018.

A grande maioria das pessoas está ciente que quando adquirem um carro no Brasil, esse bem vem acompanhado de alguns impostos e taxas. Pois, além das parcelas para quitar o veículo e a manutenção diária, em todo o início do ano os donos de automóveis precisam pagar impostos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (Licenciamento) e também o Seguro do Trânsito – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). E se você mora no estado do Rio de Janeiro e quer saber mais informações sobre a respeito do pagamento do DPVAT, leia o texto abaixo, evite problemas e assim você pode transitar com seu veículo de forma tranqüila pelas ruas cariocas.

O que é o DPVAT?

Primeiramente é necessário explicar o que é o Seguro do Trânsito – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, conhecido popularmente como DPVAT. Essa cobrança é feita anualmente, geralmente no princípio de cada ano e também em uma única parcela. Não existe a possibilidade de se dividir o valor total do DPVAT. Esse seguro foi criado no início dos anos 70 e corresponde a um pagamento para pessoas que sofrerem algum tipo de acidente envolvendo automóveis, motos, ônibus e outros veículos de via terrestre. Esse seguro serve tanto para motoristas, quanto passageiros e pessoas que estavam transitando pela rua e acabaram se envolvendo no ocorrido.

Esse dinheiro também pode ser destinado para diferentes fins, como: pagar as despesas hospitalares das vítimas; caso o acidentado não tenha mais condições de locomover, tornado assim paraplégico ou tetraplégico ou até para as famílias em caso de morte em decorrência do acidente de trânsito. A instituição responsável por este seguro é a Líder – DPVAT.

Valores referentes ao DPVAT:

O valor cobrado por este seguro varia de acordo com o veículo de cada condutor. Dessa forma, o cálculo é feito pelo sistema da Líder – DPVAT. E para este ano, contrariando o que acontecia em temporadas passadas, o Seguro do Trânsito – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre no estado do Rio de Janeiro não será mais cobrado junto ao boleto do o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Dessa forma, o motorista precisa ficar atento, pois essa cobrança não vai chegar em sua residência. Mais abaixo vai ser explicado como o motorista pode quitar sua parcela única.



Já o valor para as pessoas que sofreram danos em acidentes de trânsito e acionam o DPVAT também pode variar. Visto que, em caso de óbito ou de impossibilidade de locomoção, o valor é acima de R$ 10.000,00 reais e o valor para cobrir as despesas médicas é abaixo de R$ 5.000,00 reais. Aliás, é importante informar que os cidadãos vítimas de acidentes ou familiares devem acionar o seguro em até um mês do ocorrido e o pagamento é feito através de depósito bancário na conta do acidentado. Obviamente, para isso é necessário apresentar uma série de documentos que comprovem o ocorrido.

Como pagar o DPVAT no Rio de Janeiro:

Como dito acima, para este ano o pagamento do DPVAT não será junto com a quitação da taxa do IPVA. Dessa forma, você que reside em uma cidade do estado do Rio de Janeiro precisa seguir este passo a passo para a quitação deste seguro. Primeiramente acesse o seguinte endereço eletrônico: https://www.seguradoralider.com.br/. Informe de forma correta todos os dados referentes ao veículo e também ao dono do automóvel que forem pedidos na página. Após isso, clique em “continuar”. Mais uma vez informe todas as informações e assim o boleto será gerado.

O pagamento só pode ser realizado nas seguintes instituições bancárias: Banco Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil. As casas lotéricas não vão receber o pagamento deste seguro. O dono do veículo já pode gerar o boleto e nele vai estar escrito a data limite do pagamento.

Isabela Castro.



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário