DPVAT 2018 no Espírito Santo – Como Pagar

Categoria: Carros, Dinheiro, Economia, Notícias 87 0

Veja aqui todos os detalhes sobre o DPVAT 2018 no Espírito Santo.

O ano de 2017 mal iniciou-se e já estamos na primeira quinzena do mês de janeiro. Com isso, estão cada vez mais próximas as datas de vencimento dos impostos relacionados a veículos.

O DPVAT, também conhecido como Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, é um desses impostos que são cobrados todos os anos pelo Governo Federal.


Para quem não sabe, o DPVAT deixou de ser cobrado junto com o IPVA. Com isso, os proprietários de veículo agora devem pagar o seguro à vista e separadamente.

Às vezes, muitas pessoas efetuam o pagamento mas não sabem qual é a real verdadeira importância de estar com esse documento em dia. Basicamente, o dono de um veículo que possui o DPVAT em dia tem o direito de, caso aconteça um acidente em qualquer uma das estradas ou vias brasileiras, receber uma indenização do Estado. Desse modo, em caso de vítimas fatais, a família pode reivindicar pelo direito a um valor simbólico de indenização. Além disso, as demais vítimas também recebem certa quantia com a finalidade de pagarem despesas hospitalares em decorrência do acidente, como consultas, remédios e tratamentos. É bom ressaltar ainda que esse benefício é válido a todas às vítimas envolvidas, isto é, não importa qual foi o responsável por causar essa situação, todos devem receber uma quantia como auxílio, seja pedestres, passageiros e motoristas.

Agora o leitor percebe a verdadeira necessidade de estar com o DPVAT pago em dia? Pois bem, se a placa do seu veículo foi registrada no estado do Espírito Santo, as informações abaixo podem ir de auxílio para quem ainda possui dúvidas de como pagar o DPVAT.


O processo é bem simples e não oferece complicações. É necessário acessar ao seguinte endereço eletrônico: dpvatsegurodotransito.com.br. Ao entrar no site, escreva Renavan na barra de buscas. Em seguida, haverá opções sobre o tipo de documento, escolha o seu. A partir daí é preciso digitar o número do documento, assim como o número da placa. Em seguida, na opção ''escolha o estado'' selecione Espírito Santo e coloque qual é o ano do documento a ser pago. Com isso, o próximo passo é cadastrar o endereço de email e digitar a senha. Pronto! Para imprimir o documento basta acessar ao link que é disponibilizado.

O pagamento pode ser realizado em um dos seguintes bancos: Rendimento, Daycoval, BMB, Bancoob, Citibank, HSBC, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

O valor do DPVAT pode variar de acordo com o tipo de veículo, isto é, se é carro, motocicleta ou veículos que transportam uma maior quantidade de passageiros. No entanto, sabe-se que o valor da taxa a ser cobrado diminuiu esse ano, pois a venda de veículos reduziu no últimos anos, devido à crise econômica que atingiu o país nos últimos tempos.

Por isso, não deixe de pagar o DPVAT, pois além de ser uma forma de garantia para o responsável, é também para todos aqueles que, de uma certa forma fazem parte do trânsito e podem vir a sofrer um acidente. Além disso, a importância de estar com o documento em dia não se limita apenas ao perigo de ser pego pela polícia em uma blitz, muito pelo contrário, vai muito além. Sabe-se que, pelo menos na teoria, todo o dinheiro arrecadado de milhões de brasileiros deveria ser reenvestido na melhoria de pistas e estradas federais a fim de reduzir os riscos de acidentes e, por consequência, aumentar a segurança da circulação dos transportes em meios térreos.

Ana Paula Oliveira Coimbra

Artigos Relacionados

Deixar um Comentário