Gabarito Oficial do ENEM 2017 – Respostas das Provas do 1º e 2º Dia

Categoria: Educação, Enem, Notícias, Vestibulares 321 0

  

Confira aqui o gabarito oficial do ENEM 2017.

Se você realizou as provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, e encontra-se na expectativa de conferir suas provas e saber quantos acertos obteve, o gabarito oficial já foi divulgado.

Quem estava muito ansioso para ter uma noção de como foi seu desempenho nas provas do primeiro e segundo dia do exame, puderam acompanhar uma correção comentada realizada nos dias em que as provas ocorreram. Essa correção foi realizada através de uma parceria entre o Brasil Escola e o Colégio e Curso Oficina do Estudante da cidade de Campinas/SP, possibilitando aos candidatos compreenderem o teor das questões e a razão de suas respostas.

Contudo, muitos candidatos preferiram aguardar pela divulgação oficial dos gabaritos. Assim, na última quarta-feira, dia 15 de novembro, o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou o gabarito oficial do Enem 2017.

Para conferir o candidato só precisa acessar a Página do Participante ou o aplicativo do Enem e assim conferir seus resultados de acordo com a cor da prova realizada e o dia.

Este ano foi a primeira vez que o Enem foi realizado em dois domingos consecutivos, o que possibilitou aos participantes um descanso maior entre uma prova e outra, já que em todas as edições passadas as provas eram realizadas em único fim de semana, sendo um sábado e um domingo. Assim, O Enem 2017 aconteceu nos dias 05 e 12 do mês de novembro.

A divulgação dos gabaritos é somente para que os participantes tenham uma noção da quantidade de acertos e erros que obtiveram no exame, pois a forma de calcular a nota do Enem não é feita por meio da contagem de pontos, mas sim pela aplicação da Teoria de Resposta ao Item, o TRI. Além disso, não é possível que o candidato saiba a nota de sua Redação, o que impede uma noção de nota geral.

A divulgação do gabarito é apenas uma forma de tranquilizar aqueles candidatos mais aflitos, que podem ter estado em dúvida sobre algumas questões. E de forma alguma será possível entrar com recursos sobre as questões das provas do Enem.

Alguns estudantes ainda não poderão conferir o total de pontos do Enem 2017, pois não realizaram a prova do primeiro dia, como foi o caso de nove locais de prova das cidades de Olinda/PE, Uruaçu/ GO e Teresina /PI, que passaram por alguns problemas como falta de energia elétrica, entre outros, que impediram que 3.581 realizassem a prova no dia previsto. Contudo, estes candidatos terão a oportunidade de fazer a primeira prova do Exame no dia 12 do mês de dezembro.



Para o Enem de 2017, contabilizou-se o total de 6.731.344 de candidatos inscritos, contudo, no primeiro domingo de provas compareceram 4.724.519. Já no segundo dia de provas esse número caiu para 4.574.895.

Assim, o índice de abstenção no Enem 2017 no primeiro dia foi de 29,8% e no segundo 32%, o que já era esperado como em outras edições.

Nos dois dias de prova contabilizou-se um total de 853 candidatos eliminados,. Dentre os motivos estão a negação ao fornecimento de dados biométricos, portes de objetos não permitidos, desrespeitos às regras estipuladas no edital, desrespeito aos fiscais, porte de panfletos, entre outros.

A cada ano que passa o número de inscrições do Enem aumenta de forma considerável, o que comprova que os estudantes brasileiros sabem o quanto este exame pode ser importante na conquista de uma vaga em um curso universitário.

Muitas instituições de ensino superior do país já adotaram as notas do Enem como única forma de seleção de novos universitários. Sem falar dos programas como SiSU, ProUni e Fies, que com o uso da nota do Enem possibilitam a milhões de jovens o ingresso em curso superiores em instituições federais ou privadas do país.

Acesse aqui e confira o gabarito oficial Enem 2017.

Sirlene Montes



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário