Pagar com Google – Novo Serviço de Pagamento Online do Google

Categoria: Google, Notícias, Tecnologia 132 0

  

Serviço de pagamento digital do Google visa facilitar a vida do usuário, dispensando a digitação exaustiva dos dados do Cartão de Crédito, tornando mais prática a tarefa de pagar algum serviço ou produto.

Mais uma opção de pagamento digital desembarca no Brasil nesta semana. O Google, em parceria com outras lojas e serviços, oferece o "Pagar com Google", um sistema que deve beneficiar os proprietários de smartphones Android.

A intenção da gigante é facilitar a vida do usuário, dispensando a digitação exaustiva dos dados do Cartão de Crédito, tornando mais prática a tarefa de pagar algum serviço ou produto que adquiriu.

Segundo as informações divulgadas, é possível utilizar tanto em websites, com o Google Chrome, quanto em aplicativos. Nas duas maneiras, é necessário estar com uma conta Google logada. Isto por que, ele utiliza os dados de cartão cadastrados pelo usuário para realizar o pagamento. O serviço é gratuito, tanto para os usuários quanto para as empresas que aderirem à plataforma e é considerado o concorrente direto para o PayPal, visto que a popularização do Android e a facilidade do Google pode se tornar uma ameaça para a empresa de pagamentos on-line.

De acordo com o Google, iFood, Magazine Luiza, Wish, Peixe Urbano e Hotel Urbano já suportam a nova plataforma de pagamentos, sendo que diversas outras devem aderir em pouco tempo, tais como o Groupon, Netshoes e Airbnb. Nestas lojas, basta tocar no botão "Pagar com Google" e pronto, o pagamento deve ser confirmado. Para os aplicativos que desejam suportar, basta escolher uma API que está disponível para os programadores e implantar a novidade de forma totalmente gratuita. Este é mais um indício que o Google quer entrar no mercado de pagamentos, se tornando uma intermediadora de pagamentos on-line.

Android Pay

O Google, gigante americana, já investe alguns anos em formas mais facilitadas de pagamento por parte daqueles que utilizam um smartphone com o sistema Android. A liberdade do sistema, bem como a facilidade do mesmo, ajudam e contribuem para a fabricante implantar estes recursos em uma base de milhões de aparelhos celulares. Em 2015, foi lançado o Android Pay, que possibilita o pagamento bastando que o cliente cadastrasse seus cartões que fossem suportados em locais físicos, em parceria com os bancos nos países aos quais o serviço iria funcionar. Basicamente, é um sistema para realizar pagamentos.



O Android Pay utiliza a tecnologia NFC para realizar estes pagamentos, bastando o usuário aproximar o celular nas máquinas com esta tecnologia e confirmar o pagamento através de biometria, coisa que um cartão físico não possibilita. O sistema se torna mais seguro, pois além da identificação biométrica, não há necessidade de se portar o cartão fisicamente, evitando a clonagem dos mesmos que acontece de forma costumeira nas máquinas tradicionais caso as mesmas estejam adulteradas. Além dos cartões físicos, cartões virtuais podem ser cadastrados neste serviço.

Segundo as informações fornecidas pelo Google, o serviço deve desembarcar ainda este ano no Brasil. Máquinas como a Cielo e Rede já estão preparadas para receber o Android Pay e tem parceria com o Banco Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e também Porto Seguro que devem contemplar as primeiras atividades do Android Pay em terras brasileiras. As três principais bandeiras de cartões (Visa, Mastercard e Elo) que operam no Brasil também devem fazer parte do Android Pay.

Samsung Pay

Outro sistema de pagamentos, e que usa o sistema operacional Android é o Samsung Pay, sistema de pagamentos da Samsung e que já funciona há algum tempo no Brasil. Os cartões do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Nubank já são suportados pelo sistema da Sul Coreana aqui em terras brasileiras. O sistema desembarcou no ano passado e abocanhou uma boa fatia do mercado de pagamentos pelo celular. A tecnologia é a mesma: utilizando chips NFC para a realização dos pagamentos.

O Samsung Pay oferece a adição de diversos cartões de crédito, ou seja, se o usuário possuir mais de um cartão, desde que ele seja suportado, pode ser adicionado sem problema. Na hora de pagar, basta escolher qual o usuário irá utilizar e confirmar a operação usando a biometria ou a senha do cartão, caso queira. O suporte por parte dos aparelhos é menor (Galaxy S8 e S8+, Galaxy Note 5 e 8, S7 e S7 Edge, S6, S6 Edge ou Edge +, A5 e A7 2016). A Samsung sinalizou também, que, caso a máquina para pagamentos não possua NFC, o aparelho cria um campo magnético, possibilitando também o uso do Samsung Pay.

Por Leandrinho de Souza

Pagar com Google



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário