Início do Horário de Verão 2017/2018 – Quando Começa?

Categoria: Economia, Notícias 929 0

  

Saiba aqui que dia começa o horário de verão 2017/2018.

Você já adiantou o seu relógio? No dia 15 de outubro, começa o horário de verão nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. A mudança no horário é uma medida a fim de economizar energia, por isso, foi uma alternativa adotada pelo Ministério de Minas e Energia. Você já está preparado para alterar a sua rotina?

Além de adiantar em uma hora, fazer você acordar mais cedo e ganhar mais “tempo” para as suas atividades no dia a dia, a medida tem como principal finalidade reduzir o consumo de energia elétrica em muitas regiões do País, principalmente nos horários de pico, das 18h às 20h. Desta forma, evita-se o uso de usinas térmicas, o consumo de luz diminui nas residências, entre outras alternativas que visam à economia.

Você sabia que em 2016 a economia foi de R$ 162 milhões? O horário de verão começou no Brasil em 1985 e a medida começa no terceiro domingo de outubro e permanece até o terceiro fim de semana de fevereiro. Por isso, fique atento: o horário de verão começará no dia 15 de outubro e vai até 18 de fevereiro. O que você acha da medida?

Horário de verão: o que ele representa?

Já parou para pensar sobre o horário de verão e a sua importância? O que ele representa para o País? Adiantar o relógio em uma hora pode alterar de forma significativa a rotina de muitas famílias brasileiras. As pessoas começam as suas atividades mais cedo, o que implica perder uma hora de sono, mas ganham mais “tempo” para outros afazeres e também devido à medida é possível a racionalização do uso da energia elétrica pela melhor utilização do sistema de energia, provoca mudança nos hábitos e também muda o horário em relação aos demais estados do Brasil e países que não têm horário de verão.

Além disso, por escurecer mais tarde, o horário de verão favorece o lazer, sobretudo das crianças, e aumenta a sensação de segurança nas pessoas. Desta maneira, a principal finalidade é tentar conseguir o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer. Por exemplo, regiões que estão mais ao sul do Brasil têm a duração da luminosidade solar maior que a do inverno, por isso, tendem a ter condições melhores para a implantação do horário de verão.

Horário de verão: ele pode acabar?



Você é a favor ou contra o horário de verão? Acha que a alternativa realmente auxilia na economia do Brasil? O Ministério de Minas e Energia tem estudando a possibilidade de acabar com o horário de verão. Neste sentido, já foram apresentadas propostas para acabar com a medida. De acordo com o projeto, a economia do horário de verão será mínima e não compensaria os danos provocados à sociedade como, por exemplo, alterações de humor ou problemas de saúde.

Além disso, o perfil do consumo de energia vem mudando, uma vez que pode-se estar reduzindo a efetividade do horário de verão. Antigamente, o pico era apenas durante à noite, quando as pessoas chegavam em casa do trabalho, mas atualmente muitas trabalham no sistema home-office.

Desta forma, os Órgãos têm investido em estudos e pesquisas para verificar a retirada da medida. Todavia, o horário de verão pode ser muito positivo para outros setores da economia como, por exemplo, as áreas de turismo e comércio, uma vez que as pessoas ganham mais tempo para passear, conhecer lugares novos ou comprar bens para o seu consumo pessoal. Enquanto nada é definido, precisamos adiantar o relógio em uma hora e se adaptar à rotina nova até fevereiro de 2018.

O que você acha do horário de verão? Gostar de ganhar mais uma hora no seu dia? Comente!

Por Babi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário