Novas Regras do Alistamento Militar

Categoria: Concursos Públicos, Notícias 275 0

  

Confira aqui o que muda com as novas regras de alistamento no Serviço Militar.

Você é homem, vai completar 18 anos em 2018 e terá que se alistar para o serviço militar? Então, é importante ficar atento às mudanças nas regras para o alistamento para o próximo ano. Segundo a publicação feita pelo Ministério da Defesa, no dia 12 de setembro, todas as fases do recrutamento para o serviço militar nas Forças Armadas serão unificadas e realizadas através da internet.

Até então, para se alistar o jovem tinha que se apresentar na Junta de Serviço Militar da sua cidade. Confira abaixo mais informações sobre as alterações nas regras para o alistamento ao serviço militar e como você deve proceder para se alistar futuramente:

O que mudou

Apesar de o jovem ter que se deslocar até a Junta Militar para fazer o seu alistamento no serviço militar, o Ministério da Defesa informou que desde 2003 todos os procedimentos já eram executados através do Sermilmob (Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização), que é administrado pelo Comando do Exército. Portanto, o alistamento já era feito de forma unificada, mas a partir de uma plataforma offline.

O que mudou é que para o próximo ano os jovens poderão se alistar online ou presencialmente na Junta do Serviço Militar da sua cidade, sendo necessário preencher o formulário eletrônico que é disponibilizado pelo Sermilmob. Durante o ato da sua inscrição, o candidato terá liberdade para indicar qual é a força para a qual deseja prestar serviço militar caso seja aprovado, tais como: Aeronáutica, Exército e Marinha. Porém, é importante dizer que apesar de fazer esta escolha, não necessariamente o jovem será atendido. Afinal, o controle e a designação dos recrutas é efetuado pela força para qual os participantes serão distribuídos, o que também depende das suas características físicas.

As organizações militares serão responsáveis por atualizar o Sermilmob, informando os dados dos jovens que foram dispensados ou convocados para prestar serviço militar. Nas cidades tributárias, que são consideradas contribuintes para a convocação para o Serviço Militar Inicial, para mais de uma força armada, a seleção geral dos alistados será feita por meio de comissões compostas pelos próprios militares das forças interessadas.

Como se alistar no serviço militar



O alistamento militar tem que ser feito, obrigatoriamente, por todo o brasileiro do sexo masculino, desde o primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil de junho do ano em que o jovem vai completar 18 anos. Se alistar é obrigatório, caso o jovem não se aliste, ele terá problemas futuros como, por exemplo, não poder ingressar no serviço público ou tirar o seu passaporte.

Todo o ano aproximadamente 1,8 milhão de jovens se alistam ao serviço militar, sendo que cerca de 100 mil são convocados para fazerem parte das Forças Armadas. Uma vez prestando o serviço, os participantes têm a oportunidade de construir uma carreira dentro do Exército ou na força para qual for designado para servir.

A partir de 2018, os jovens que precisam se alistar para o serviço militar devem acessar o site do Ministério da Defesa ou ir presencialmente até a Junta Militar da sua cidade. No cadastro online será necessário preencher os dados solicitados pela plataforma. Em se tratando do alistamento presencial, o jovem deve levar consigo a sua certidão de nascimento, carteira de motorista, carteira de trabalho ou RG, além do comprovante de residência e uma foto 3×4 que seja recente.

Depois de fazer o seu alistamento, será efetuada uma anotação ou um anexo no verso do CAM (Certificado de Alistamento Militar), a data em que jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar, onde poderá saber se foi convocado e quando terá que se apresentar ou se será dispensado de cumprir Serviço Militar.

Simone Leal



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário