Distribuição do Lucro do FGTS – Como Funciona, Quem tem Direito

Categoria: Dinheiro, FGTS, Lucro, Notícias 3.487 0

  

Confira como funciona, quem tem direito e como sacar o saldo do Lucro do FGTS.

O Fundo de Garantia é depositado todo mês pelo empregador em uma conta na Caixa Econômica, em nome do empregado. Esse patrimônio pode ajudar até na da casa própria.

O que é FGTS?

A criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma garantia que o empregado tem para protegê-lo em caso de uma demissão por justa causa. No ato de sua contratação uma conta será aberta em seu nome na Caixa Econômica Federal já vinculada ao seu contrato.

Nessa conta os empregadores têm a obrigação de depositar, no inicio de todo mês em nome do empregado, um montante referente a 8% ao valor do salário pago. Esses depósitos mensais é o que chamamos de FGTS e só podem ser retirados pelo empregado, como já foi dito, em caso de justa causa ou em algumas situações a saber.

Distribuição de Resultados do FGTS

1 – O que vem a ser essa distribuição?

Se você se enquadra na categoria de trabalhadores que possuía conta vinculada com saldo positivo em 31 de dezembro de 2016, terá direito a uma fatia desse crédito na conta até 31 de agosto de 2017.

2 – Como funciona esse crédito?

Para se chegar a esse valor houve uma multiplicação do saldo existente na conta vinculada do trabalhador, até 31 de dezembro de 2016, pelo índice autorizado pelo Conselho Curador do FGTS num valor próximo a 1,93%. As contas receberão esse crédito até 31 de agosto de 2017 e o trabalhador pode sacar de acordo com as regras do FGTS, que não sofreram modificação.

3 – Como consultar o saldo?

Para consulta de saldo o trabalhador deverá estar cadastrado e obter uma senha do FGTS. De posse dessa senha pode fazer a consulta pelo site que em breve será lançado.

Caso ainda não tenha feito seu cadastro acesse o site www.caixa.gov.br/extrato-fgts cadastre-se para obter a senha.

Segundo a regra em vigor o trabalhador recebe uma remuneração de 3% ao ano mais a taxa referencial (IR). Segundo o consultor financeiro do Mercantil do Brasil, esse rendimento está muito abaixo da inflação. “Todo esse lucro ficava em um fundo para o próprio governo”, diz ele explicando que o governo quer dividir esse lucro com o trabalhador. O governo espera que a tática surta efeito e aproxime a remuneração do findo, que foi de 5,01% no ano0 passado, da caderneta de poupança que foi de 8,30%.

Quem tem direito ao saque de Contas Inativas?

Qualquer brasileiro que trabalhe formalmente com contrato regido pela CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Também os trabalhadores rurais por temporada, avulsos e os que são contratados apenas na época das safras, chamados safreiros, além do atleta profissional. No caso do diretor não empregado e empregados domésticos, fica por conta do empregador, inclui-los ou não no sistema.

Veja como fazer para sacar seu FGTS

· Separe a documentação solicitada (RG, Carteira de Trabalho, nr. De inscrição do PIS/PASEP, além de alguns documentos que serão exigidos para algumas situações de saque do FGTS.

Como solicitar o saque?



Quando houver rescisão contratual o empregador deve comunicar à Caixa Econômica o ocorrido através do canal eletrônico Conectividade Social. Após isso, o beneficio pode ser sacado em até 5 dias úteis.

Sacando o FGTS

Somente saques no valor de R$ 1.500 ou menor poderão ser feitos em casas lotéricas, no Caixa Aqui, postos de atendimento eletrônico e autoatendimento para quem possuir o cartão cidadão com senha. Outros casos encaminhar-se a uma agência da Caixa.

Saiba em que situações você pode sacar seu FGTS:

· Demissão sem justa causa

· Fim de contrato com prazo determinado

· Rescisão do contrato por extinção da empresa

· Contrato rescindido por culpa recíproca ou de força maior

· Aposentadoria

· Doenças graves, desastres naturais ou calamidade pública e outros, a saber.

Por Ruth Galvão

Dinheiro



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário