Como Identificar Notícias Falsas na Internet

Categoria: Notícias, Tecnologia 225 0

  

Confira uma lista com 10 dicas para identificar notícias falsas que são veiculadas na internet.

A internet é um ótimo meio para se informar, todavia, nem sempre o conteúdo que é posto nela é verídico, pelo contrário, há diversas notícias falsas circulando na rede e é preciso estar atento para poder identificá-las.

Alguns sites, como a rede de relacionamento Facebook, têm voltado a atenção para as informações compartilhadas a fim de verificar sua veracidade. Pensando nisso, em parceria com a First Draft, que é uma empresa que fornece orientações acerca de como achar, verificar e compartilhar conteúdo verídico na web, foi elaborada uma lista com 10 dicas para identificar notícias falsas.

Confira:

1. Não acredite nas manchetes logo de primeira. No geral, as notícias que não são verdadeiras trazem manchetes bastante apelativas, com letras garrafais e pontos de exclamação de forma exagerada. Desconfie sempre que o que estiver escrito na manchete for algo muito chocante e inacreditável.

2. Confira com atenção a URL. Se a URL parecer com a de outro site, pode ser um índice de que a notícia é falsa. Diversas páginas desse tipo de notícia tentam imitar demais veículos de comunicação autênticos, fazendo algumas alterações na URL.

3. Faça uma investigação da fonte. Tente verificar se a reportagem foi realizada por uma fonte confiável e que tenha uma reputação boa. Caso a notícia parta de uma organização desconhecida, procure a seção do site que conte sobre a fonte.

4. Esteja atento para as formatações que não forem comuns. Diversas páginas de notícias falsas apresentam erros de ortografias ou layouts esquisitos. Fique atento a esses sinais.

5. Leve em consideração as fotos. No geral, notícias que não são verídicas trazem vídeos ou imagens manipulados. Por vezes, a foto é verdadeira, mas está fora de contexto.



6. Faça a verificação das datas. As notícias que não são verdadeiras podem trazer datas que não fazem sentido ou ainda datas alteradas.

7. Note as evidências. Faça a verificação das fontes do autor da reportagem, para ver se são de fato confiáveis. A falta de evidências acerca dos fatos ou menção a especialistas que não são conhecidos pode indicar que a notícia é falsa.

8. Procure por outras reportagens. Se não houver outro veículo da imprensa falando sobre o mesmo tema, pode ser um indício de que a notícia é falsa. Quando a história é publicada por diversas fontes confiáveis, a probabilidade de ser verdadeira é maior.

9. A notícia é uma farsa ou é uma brincadeira? Por vezes, as notícias que não são verdadeiras deixam o leitor na dúvida entre um conteúdo de sátira ou de humor. Confira se a fonte é conhecida por parodiar.

10. Há notícias que são falsas, intencionalmente. Seja crítico ao refletir sobre as notícias lidas e compartilhe somente as notícias que você sabe que são verdadeiras.

Por Iris Gonçalves

Notícias falsas na web



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário