Lula Preso – Ex-Presidente é Condenado no Caso Triplex

Categoria: Notícias, Política 292 0

  

Ex-Presidente é condenado a 9 anos e meio de prisão, mas poderá recorrer em liberdade.

Fato inédito desde a constituição de 1988: um ex-presidente condenado criminalmente! A decisão do juiz Sérgio Moro permite a Lula recorrer da sentença em liberdade.

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na Primeira Instância, condenou o ex-presidente Lula no processo envolvendo o caso da compra e de reforma de um triplex em Guarujá, no litoral paulista. Luis Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão devido a crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Desde a promulgação da Constituição de 1988 é a primeira vez que um ex-presidente brasileiro é condenado criminalmente.

Sentença

Com a publicação na terça-feira, dia 12, a sentença do juiz Moro não está determinando a prisão imediata de Lula, pois permite que o ex-presidente recorra em liberdade.

Em parte do texto da sentença o juiz Sérgio Moro afirma que uma prisão cautelar de um ex-presidente causaria traumas e que a prudência recomenda com sensatez que o julgamento pela Corte de Apelação seja aguardado, isto antes de que consequências de condenação venham à baila. Desta forma será possível que Lula recorra em liberdade.

Sobre a inelegibilidade será necessário aguardar um pouco mais para se verificar a manutenção ou não da sentença, sendo que dependeria disto a definição.

Repercussão



A decisão do juiz Sérgio Moro contemplou a recorrência da sentença em liberdade e indicou, mesmo que sutilmente, que assim fez por conta da sensibilidade com relação a figura de um ex-presidente e as sequelas que isto poderia causar.

É notório que Moro também levou em consideração, no momento de sentenciar e não solicitar prisão cautelar de Luis Inácio Lula da Silva, a comoção dos correligionários do ex-presidente e também de boa parcela da população que nutre por Lula uma grande admiração.

Outro fator que sabidamente foi pesado na decisão foi o lançamento de várias ameaças de cunho social, estas feitas por declarações individuais de apoiadores de Lula e também de “coro” em manifestações que indicava: …"Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!"…

Por outro lado, a sentença foi recebida com extrema alegria pela parcela opositora ao ex-presidente, principalmente os que tem um grande interesse nas próximas eleições, sendo que existe grande probabilidade de que Lula não participe do pleito, deixando assim um grande nicho eleitoral aberto.

Por Silvano Andriotti



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário