Consulta ao 1º Lote de Restituição do IRPF 2017

Categoria: Notícias 2.100 0

  

A Receita Federal vai liberar no dia 8 de junho a consulta ao 1º lote de restituição do IRPF 2017.

Se você fez a declaração do imposto de renda pessoa física (IRPF) 2017 e espera a liberação da restituição para receber uma grana extra, confira aqui uma importante notícia.

A partir das 9h do dia 8 de junho (quinta-feira) a Receita Federal do Brasil (RFB) vai disponibilizar no site a consulta do primeiro lote de restituição do imposto de renda de 2017. Além da devolução do montante referente a esse exercício, esse lote contempla valores residuais dos exercícios anteriores, do período de 2008 a 2016.

De acordo com a Lei nº 9.784, de 1999, têm prioridade para serem beneficiados com a restituição no primeiro lote os idosos, as pessoas com doenças graves e aquelas com necessidades especiais, seja física ou mental.

O crédito na conta de 1.636.218 contribuintes que não caíram na malha fina está previsto para ocorrer no dia 16 de junho, sexta-feira. O valor total de restituições para esse primeiro pagamento é de R$ 3 bilhões que serão transferidos aos contribuintes do imposto.

Nesse lote, 1.527.705 idosos receberão a devolução dos impostos pagos, bem como 108.513 contribuintes que possuem alguma deficiência ou doença grave.

Se você deseja consultar se será contemplado nesse primeiro pagamento, deve acessar o site a partir do dia 8 de junho. Também é possível ligar para a central de atendimento telefônico da Receita no número 146.

A Secretaria de Receita Federal recebeu mais de 28,5 milhões de declarações até o dia 28 de abril (sexta-feira). A expectativa do órgão era de receber em torno de 28,3 milhões de documentos.



Quem enviou a declaração de imposto de renda no início do prazo sem omissões, erros ou inconsistências, podem receber a restituição, caso tenham direito, nos lotes seguintes.

Para verificar o status da sua declaração de IRPF, você deve acessar o endereço eletrônico do e-CAC (idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2017/junho/receita-abre-na-quinta-feira-8-de-junho-consulta-ao-primeiro-lote-de-restituicao-do-irpf-de-2017) e consultar o extrato. Caso seja necessário corrigir, faça mediante entrega da declaração retificadora no mesmo programa em que foi realizada a primeira declaração.

É possível consultar a situação da sua declaração em aplicativos no smartphone ou tablet.

Aquele contribuinte que por algum motivo ainda não fez a sua declaração em 2017, estará sujeito a multa de 1% do imposto devido.

Confira mais informações aqui idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2017/junho/receita-abre-na-quinta-feira-8-de-junho-consulta-ao-primeiro-lote-de-restituicao-do-irpf-de-2017.

Por Melisse V.

Receita Federal



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário