Gilbert Baker é Homenageado pelo Google

Categoria: Educação, Entretenimento, Google, Google Doodle, Notícias 75 0

  

Doodle celebra aniversário de 66 anos de Gilbert Baker.

Nesta sexta-feira, dia 2 de junho, o Google amanheceu mais colorido. Isso se deve a homenagem que a Gigante das Buscas está fazendo a Gilbert Baker, artista norte-americano e ativista da causa LGBTQA+, que na data de hoje estaria completando 66 anos.

Sobre Gilbert Baker

Para aqueles que não sabem, Gilbert Baker foi o resposável pela criação da Rainbow Flag (Bandeira Arco-Íris, em Português), bandeira símbolo da causa LGBTQA+. O artista nasceu no dia 2 de junho de 1951, no estado do Kansas. Em 1970, quando tinha 19 anos, Gilbert Baker entrou para o Exército e com isso teve de ir para São Francisco, exatamente na época em que o movimento LGBT ganhava força na região. Buscando ajudar o movimento, Gilbert Baker aprendeu a costurar e com isso passou a produzir bandeiras e cartazes para os protestos.Vale lembrar que Gilbert Baker acabou falecendo no mês de março deste ano, mais exatamente no dia 31 de março. Sua causa de morte não foi divulgada, porém, um amigo próximo do artista afirmou a imprensa que Baker morreu enquanto dormia em paz.

Sobre a Rainbow Flag

Falando um pouco sobre a criação da bandeira arco-íris, ela foi criada após um desafio do político Harvey Milk, ativista da causa LGBT na década de 70 e amigo próximo de Gilbert. Milt desafiou Baker a criar uma bandeira de representasse o orgulho e a liberdade gay. Vale lembrar que antes da bandeira arco-íris criada por Gilbert, a bandeira que representava o movimento LGBT era um triângulo rosa, marca que era utilizada pelos nazistas para identificar homosexuais nos campos de concentração.



Um detalhe interessantes de se citar, é que cada cor da bandeira possui um significado. A cor rosa-choque representa o sexo, a cor vermelha representa a vida, já a cor amarela representa a vida, enquanto a laranja representa a cura e poder. O verde representa a natureza, enquanto o azul o amor pelo artístico, o roxo a força de vontade e a turquesa a pacificação e harmonia.

A primeira vez que a bandeira arco-íris foi utilizada foi no ano de 1978, quando foi exibida na Parada do Dia da Liberdade Gay de São Francisco. Gilbert Baker também foi responsável por produzir a maior bandeira do mundo, uma Rainbow Flag de 2 km que atravessou toda a idade de Key West, nos Estados Unidos.

Sobre o Doodle Comemorativo

Falando agora sobre o Doodle do Google, ele foi produzido em São Francisco, muito próximo de onde o próprio Gilbert Baker inventou a bandeira. Por lá a equipe do Google comprou os materiais em lojas de tecido de São Francisco, fizeram fotos e realizaram a animação. Mas a surpresa do Google não termina por aí. Ao clicarmos no doodle, somos levados para uma página de resultados de pesquisa um pouco diferente, com uma longa faixa com as cores da bandeira ao lado esquerdo.



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário