Campanha de Vacinação contra Gripe foi prorrogada

Categoria: Notícias, Saúde 109 0

  

Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até dia 9 de junho.

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) foi prorrogada até o dia 9 de junho em todo o país. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, a medida foi adotada porque poucas pessoas foram imunizadas, ou seja, um pouco mais de 60% da população brasileira recebeu a vacina.

Na Bahia, por exemplo, pouco mais de 1 milhão de pessoas foram imunizadas, sendo que a meta era vacinar, no estado, este ano, mais de 3 milhões de pessoas.

Quem deve tomar a vacina?

Gestantes, puérperas trabalhadores da área da saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e população privada.

O que é a influenza?

A influenza é uma doença respiratória transmitida por vírus e que se não for cuidada pode levar a morte, principalmente de indivíduos que apresentam condições de risco para desenvolvimento de infecções.

A doença é transmitida pelas vias respiratórias da pessoa contaminada que tosse, fala, espirra e toca ou por superfícies contaminadas por secreções, que ao tocá-las, leva-se o vírus aos olhos, nariz e boca.

Quais são os sintomas?

A doença é caracterizada por sintomas como febre, tremores, mialgia, calafrios, magreza, dor de garganta, coriza e tosse seca. A infecção tem duração de aproximadamente 1 semana. A febre é o sintoma mais importante.

Como a doença é transmitida?



Geralmente, a gripe é transmitida por pessoas que estão contaminadas, espirram e tossem. Há 3 tipos de vírus que causam a doença: A, B e C.

O vírus influenza C causa infecções respiratórias brandas. Já os vírus influenza A e B são responsáveis pelas epidemias sazonais, enquanto o vírus A são os das grandes pandemias e são classificados com os subtipos A (H1N1) e A (H3N2).

Quais as pessoas que correm mais riscos de pegarem a doença?

Crianças novas, gestantes e idosos possuem mais ricos de desenvolverem a doença. Para não se contaminarem com a gripe, o ideal é se vacinar.

Por Serrana Filetti

Vacina gripe



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário