Simpatias Réveillon 2017 – Significado das Comidas da Ceia de Ano Novo

Categoria: Culinária, Notícias 669 0

  

Confira aqui o significado dos principais alimentos presentes na Ceia de Ano Novo.

O réveillon (do francês reveiller, que significa “despertar”) costuma congregar familiares e os mais chegados em uma festa para brindar o ano que inicia. Muitos capricham na ceia do dia 31, preparando uma mesa farta para agradar a todos os festeiros presentes. E nessa hora muitos entendem que vale tudo para trazer bons ventos no ano que está por começar, inclusive incluir alguns alimentos a fim de começar o ano com o pé direito. Eis alguns destes quitutes da sorte.

Lentilha: A leguminosa é popular nesse momento e a ideia é trazer fartura. O hábito, de origem italiana, foi trazido para o Brasil pelos imigrantes que aqui chegaram. Detalhe: basta uma colher de sopa para trazer bons fluidos.

Uva: Prosperidade e fartura garantidas. Basta para isso comer doze frutos (um para cada mês do ano) e guardar as sementes na bolsa ou carteira até a próxima troca de ano.

Romã: A linda fruta serve para atrair dinheiro. Não esqueça também de guardar as sementes na bolsa/carteira.

Champanhe: A bebida deve ser apreciada em 3 goles, cada um acompanhado de um pedido. O espocar da garrafa deve lançar a rolha o mais longe possível para aumentar a sorte. E fique de olho no trajeto da rolha, pois se você a encontrar, guarde-a a fim de trazer prosperidade.

Frutas Secas: Avelãs, nozes, tâmaras e castanhas são usadas para trazer fartura não é de hoje no mundo árabe. Portanto, não se esqueça delas na ceia.

Arroz: Herança oriental, o uso do cereal, segundo muitos, traz sorte. Portanto, inclua-o na sua ceia de ano novo.



Damasco: Ele retorna aqui com o intuito de trazer vida sexual intensa. Mais uma herança do Oriente Médio.

Maçã: Para ter sucesso no próximo ano, à meia-noite dê uma mordida na fruta bem vermelha.

Louro: As folhas devem ser espalhadas pela mesa para garantir vitória e sucesso. Três folhas da planta na carteira é garantia certa de reconhecimento e sucesso.

Melancia: Além de suculenta e saborosa, seu consumo na ceia do réveillon garante prosperidade.

Trigo: Fartura e abundância são garantidas ao deixar ramos do cereal na mesa da ceia.

E já que estamos falando em sorte e prosperidade, vale lembrar a tradição de NÃO colocar na mesa do réveillon frutas com espinho e carne de porco, pois bloqueiam os bons ventos para o ano que se inicia!

Dan Dias



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário